Será a fortuna de Trump fruto de fraudes fiscais?

Uma notícia do New York Times desmente o mito do empresário genial. Afinal, entre 1985 e 1994, o agora presidente perdeu 1,17 mil milhões de dólares, mais de mil milhões de euros, e não pagou impostos durante oito anos.

Um dos trunfos eleitorais de Donald Trump foi o seu êxito nos negócios, mas uma notícia do New York Times pode ter dado uma machadada fatal no mito. Segundo a publicação, que teve acesso a informação fiscal do presidente, Trump terá perdido 1,17 mil milhões de dólares entre 1985 e 1994: «Ano após ano, o senhor Trump perdeu mais dinheiro que qualquer outro contribuinte americano», escreve o jornal. Só em 1990 e 1991, o magnata perdeu 250 milhões de dólares.

O agora presidente não pagou impostos em oito anos dos dez analisados. As perdas foram devidas sobretudo a hotéis e casinos e o New York Times esclareceu que na sua investigação não obteve as declarações fiscais, mas apenas as consultou, através de uma fonte que tinha acesso legal às mesmas. Um advogado de Trump já reagiu, dizendo que as informações do artigo não são exactas.

Estas revelações incómodas surgem numa altura em que o fisco americano (Departamento do Tesouro) recusou entregar ao Congresso as declarações de impostos de Donald Trump, tal como era solicitado pela Câmara dos Representantes, dominada pelos democratas. O Congresso quer ter acesso às declarações fiscais do presidente, mas Trump recusa entregá-las.

Recusando obedecer a uma tradição com décadas, Trump não publicou sequer as suas declarações de impostos durante a campanha de 2016. A câmara baixa do Congresso pretende investigar se os negócios do milionário podem hoje estar na origem de conflitos de interesses.

Do ponto de vista político, a notícia do New York Times pode ter sérios efeitos nas perspectivas de reeleição de Trump em 2020. O presidente beneficia de boas condições económicas e das divisões entre os democratas, mas a sua base de apoio pode não gostar de perceber como ele gozou de um estatuto privilegiado, desmentido-se a sua aura de bom negociador e excelente empresário.

Ler Mais





Comentários
Loading...