Britânicos estão a mudar de nacionalidade em antecipação do Brexit
O número de cidadãos britânicos em busca de uma alternativa para fazer face à saída do Reino Unido da União Europeia está a aumentar. Cada vez mais britânicos a viver na Holanda estão a pedir a obtenção da nacionalidade holandesa de modo a escapar aos efeitos do Brexit, segundo avança a BBC.
A mesma publicação indica que, na maioria dos casos, a lei requer que as pessoas que assumem a nacionalidade holandesa renunciem à sua nacionalidade anterior. No entanto, isso parece não ser um problema: apesar de estarem, de alguma forma, a sacrificar as suas origens, estes cidadãos encontraram nesta opção uma forma de manterem as respectivas vidas.
«Sinto-me 100% europeia. E se é isto que o Reino Unido quer, então já não sou britânica», afirma uma das pessoas entrevistadas pela BBC, acrescentando que é um alívio saber que as decisões tomadas pelo Parlamento não afectarão o seu dia-a-dia. «Não se trata de deslealdade. O passaporte nunca foi o que me define como uma pessoa britânica. Vou continuar a pôr leite no chá», acrescenta.
Outra pessoa que seguiu o mesmo caminho também sublinha que o passaporte é apenas um documento que nos permite viajar, mas alerta que existe uma ligação emocional com este objecto. «Tenho muito orgulho em ser britânico. Mas o meu lar e os meus amigos estão aqui agora e tenho um óptimo emprego. Não quero estar numa posição em que o meu empregador me possa dizer: obrigado pelo seu serviço e agora, por favor, saia do país.»