Lamborghini, Porsche, Bentley ou Rolls-Royce: estas marcas de luxo ‘fabricam’ um produto (ainda) mais exclusivo do que os carros

As marcas automóveis, mesmo as de luxo, não são imunes à crise económica e não é surpreendente que procurem diversificar os seus negócios – seja no fabrico de outros produtos sejam parcerias para criar edições limitadas ao alcance de poucos, como é o caso dos relógios.

Vejamos o caso da Lamborghini: não só tem negócios na área financeira, em lojas da marca e merchandising e um centro de eventos, entre outros, mas o mais surpreendente poderá ser que a marca italiana produz o seu próprio mel.

Desde 2010, com o objetivo de adequar as suas instalações um pouco mais sustentáveis, que a Lamborghini possui uma grande central fotovoltaica, na sede em Sant’Agata Bolognese, que permitiu economizar, desde então, cerca de 2 mil toneladas de CO2. Mas, em 2016, foi decidido instalar um apiário com aproximadamente 600 mil abelhas no seu Lamborghini Park.

Assim, são produzidos cerca de 430 quilos de mel por ano mas estão ‘reservados’: a marca italiana não os coloca à venda, pelo contrário, é um presente mais exclusivo que oferece aos seus funcionários todos os Natais. Assim, a não ser que um trabalhador decida revender, não está acessível.

Mas, se desejar um mel exclusivo produzido por algumas das mais importantes marcas automóveis, pode sempre contar com a Porsche. A marca alemã também possui um programa de sustentabilidade e, por isso, possui 25 colmeias dentro da fábrica de Leipzig, que começaram com 1,5 milhões de abelhas e que subiu, ao longo do tempo, para os 3 milhões. O mel, que dá pelo nome de Turbienchen, é vendido nas lojas ao cliente da fábrica – no primeiro ano, produziram cerca de 400 quilos que foram vendidos em poucos dias e nas colheitas seguintes chegaram a uma tonelada.

Também a Bentley produz mel no Reino Unido, exemplo replicado pela Rolls-Royce que dispõe cerca de 300 mil abelhas nas suas instalações em Goodwood, onde estão localizadas seis colmeias tradicionais, cinco das quais ostentavam nomes de veículos da empresa – um produto que é oferecido pela marca britânica nos seus eventos mais exclusivos ou vendido diretamente aos seus clientes mais importantes.