EUA: População de Los Angeles recebeu alerta de evacuação. Afinal, tudo não passou de um erro
Esta quarta-feira os residentes da cidade norte-americana de Los Angeles que viam televisão foram surpreendidos com uma mensagem de alerta que instava à evacuação imediata devido ao perigo que um fogo nessa área representaria para a segurança da população.
O alerta abrangia vários condados e áreas de Los Angeles. Contudo, o próprio texto da mensagem deixava algo a desejar quanto à sua fiabilidade, visto que, na lista de condados a evacuar, repetia várias vezes alguns locais.
@LACity Are we evacuating? pic.twitter.com/wvW1Gd5pq5
— wanderingthebeaches🌴 (@wanderngthebchs) September 1, 2022
Contudo, o departamento de gestão de emergências de LA disse à ‘Fox News’ que o alerta se tratou de um erro, mas não soube indicar o que teria levado à sua ativação e difusão.
Pouco depois da emissão do alerta, o gabinete do Xerife do Condado de Ventura esclarecia no Twitter que “o aviso de evacuação que foi recebido por alguns residentes do Condado de Ventura na televisão foi enviado por erro pelo Condado de Los Angeles”. E assegurava que “não existe qualquer ameaça ao Condado de Ventura neste momento e não há necessidade para a evacuação dos residentes”.
The evacuation notice that was received by some Ventura County Residents on television was sent in error by the County of Los Angeles. There is no threat to Ventura County at this time and no need for residents to evacuate.#VCSheriff #VCOES
— Ventura County Sheriff (@VENTURASHERIFF) September 1, 2022
O alerta, no entanto, não estava totalmente errado. As autoridades tinham planeado emitir a ordem de evacuação apenas para o Condado de Los Angeles, considerando que na sua região mais a norte deflagrava um incêndio, em Castaic, que rapidamente atingiu uma grande área e levou, realmente, à evacuação das populações circundantes.