Atum da marca Dia com toxina botulínica não chegou a Portugal

Espanha ativou um alerta de saúde para um surto de intoxicação alimentar causado pela toxina botulínica, detetada em atum enlatado em óleo de girassol da marca Dia. Em comunicado enviado às redações, a DIA Portugal informa que o produto não é comercializado no nosso país.

“A DIA Portugal informa que o produto Atum em óleo de girassol 900g, fabricado pela Frinsa, não é comercializado no nosso país.”, pode ler-se no documento.

O surto foi detetado em Espanha, depois de quatro pessoas terem ficado doentes após comerem uma salada russa caseira feita com este atum, três dos afetados já tiveram alta hospitalar

“Como medida de precaução, o produto em questão foi removido dos canais de marketing e as autoridades de saúde recomendam que o produto visado pelo alerta não seja consumido e seja devolvido ao ponto de compra”, explica a DIA Portugal.

Para identificar se o produto pertence ao lote contaminado, deve procurar-se a referência “lote 19/154 023 02587” nas latas com formato RO 900. O produto foi produzido pela Frinsa del Noroeste S.A. e vence a 31 de dezembro de 2022.

“O referido lote de atum fabricado pela Frinsa foi retirado de todas as lojas DIA em Espanha a 10 de agosto por iniciativa do Grupo e de forma preventiva, no seguimento do aviso das autoridades sanitárias com quem a DIA mantém contacto permanente, sobre uma possível contaminação”, adianta a empresa.

À data de hoje, a empresa recebeu por parte da Agência de Segurança Alimentar Espanhola (AECOSAN) a confirmação da presença da toxina botulínica na análise de uma única lata, pelo que “o Grupo DIA procedeu de imediato à solicitação aos seus clientes para a devolução do referido produto. Para além disso, e de forma proactiva, a DIA irá entrar diretamente em contacto com todos os clientes que possam ter adquirido este produto, utilizando para tal todos os canais que sejam necessários”, refere a DIA Portugal.

“O Grupo DIA lamenta profundamente todo e qualquer inconveniente que esta situação possa ter causado aos seus clientes e garante que irá continuar a assegurar os mais altos standards de exigência em qualidade e segurança alimentar para todos os seus processos”, conclui.

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