NASA anuncia data do lançamento do programa Artemis que vai levar astronautas de volta à Lua

Central espacial americana estabeleceu o dia 29 de agosto como data de lançamento do Artemis 1: presença na Lua está marcado para 2025

Francisco Laranjeira

Depois de vários adiamentos, a NASA estabeleceu o dia 29 de agosto como a data do lançamento do Artemis 1, a primeira missão do programa americano para o regresso à Lua – o anúncio foi feito no aniversário da chegada da missão Apollo 11 à Lua, a 20 de julho de 1969.

Mais de 50 anos depois de Neil Armstrong ter pisado a superfície da Lua, o programa Artemis vai marcar o regresso dos astronautas, numa missão que pela primeira vez vai incluir uma mulher – embora a Artemis 1 ainda não terá qualquer astronauta a bordo. A missão visa testar o novo foguetão gigante da NASA, SLS (Space Launch System), e a cápsula Orion colocada no topo.

O primeiro voo do SLS poderá então acontecer a 29 de agosto mas há outras duas datas alternativas: 2 ou 5 de setembro, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. Uma vez na Lua, entrará em órbita para depois regressar à Terra, numa missão que pode durar entre 39 e 42 dias.

A Artemis 2 está atualmente programada para 2024. Esta será a primeira missão com astronautas a bordo mas não ainda vai pousar na Lua, vai simplesmente circular à sua volta. A presença de astronautas na Lua está marcado para a missão Artemis 3, prevista para 2025.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.