Vendas líquidas do Grupo Dia sobem para 5.500 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Em Portugal, recuaram
O Grupo Dia divulgou esta quinta-feira dados das vendas, onde dão conta de que as vendas comparáveis cresceram 9,9% no terceiro trimestre, elevando as vendas líquidas para 5.500 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. No entanto, Portugal registou um decréscimo de 1,1% nas suas vendas líquidas.
No entanto, o grupo refere que o crescimento de 12,6% em vendas líquidas nos primeiros nove meses de 2022, confirma a entrada do Grupo DIA num novo período de aceleração para o crescimento anunciado em agosto e acrescenta que as vendas brutas sob insígnia aumentaram 2,4% nos primeiros nove meses do ano.
“O crescimento assenta na nossa nova proposta de valor ao cliente, totalmente implementada em Espanha e na Argentina”, diz a empresa em comunicado, acrescentando que no país europeu, desde o início do processo de transformação, já foram remodeladas 1.452 lojas e houve 44 aberturas, enquanto que na Argentina houve 375 renovações e 85 aberturas. Em Portugal, a rede de lojas registou uma redução de 6,2%.
As vendas comparáveis registaram uma forte melhoria em Espanha e na Argentina, com percentagens de 5,9% e 3,7%, respetivamente, enquanto que o Brasil e Portugal também foram mencionados como países onde as lojas registaram um bom desempenho, de 7,1% e 2,3%, respetivamente.
Martín Tolcachir, CEO do Grupo DIA, diz que “o crescimento das vendas líquidas do Grupo Dia no terceiro trimestre do ano confirmou o ponto de viragem que avançámos em agosto, confirmando os frutos do redirecionamento do negócio iniciado em 2019 e abrindo uma nova fase de aceleração em direção ao crescimento. Isto foi conseguido no contexto desafiante em que o exercício está a decorrer graças a uma orientação clara e a uma equipa dedicada e comprometida”.
Para o quarto trimestre de 2022, avança que continuarão “a seguir o nosso roteiro. Estamos confiantes no rumo do nosso modelo de negócio, uma vez que o aumento do número de tickets e o peso da marca Dia evidenciam que a nossa essência, a proximidade, é a alavanca estratégica adequada ao contexto atual”.
“Conscientes disso, trabalhamos todos os dias para avançar os nossos objetivos de negócio, atentos ao contexto para podermos responder com agilidade às mudanças que ocorrem. O nosso foco nesta nova fase é acelerar o crescimento da empresa que se refletirá nos resultados. As equipas já estão a trabalhar para consolidar os progressos feitos neste processo de redireccionamento do negócio com uma estratégia renovada que não perca de vista a nossa essência, proximidade, e o nosso propósito: estar cada dia mais próximos para que todos tenhamos a qualidade que merecemos ao nosso alcance”, conclui.