Petroprix quer investir 25 milhões de euros em 50 postos de combustível em Portugal até 2026

A gasolineira espanhola Petroprix quer abrir 50 postos em Portugal até 2026, num investimento total de 25 milhões de euros, para aproveitar “uma oportunidade clara no mercado de combustíveis português”, disse à Lusa a empresa.

Com três postos em operação (Águeda, Covilhã e Matosinhos), o plano de expansão da Petroprix em Portugal passa por abrir vinte novos postos já no próximo ano, dando prioridade “ao norte e ao interior do país, com uma progressiva expansão para a Grande Lisboa e o sul”, adiantou à Lusa fonte oficial da empresa, que neste momento tem em análise 80 projetos, “desde Vila Nova de Gaia e Paços de Ferreira até Estarreja ou Sintra”.

“O investimento médio por posto situa-se nos 500 mil euros, representando um total estimado de 25 milhões de euros até 2026”, explica a empresa que esta semana abriu o terceiro posto.

Portugal foi escolhido como o primeiro mercado de internacionalização pela “proximidade geográfica e cultural com Espanha”, o que, refere, “torna o processo mais ágil, mas o principal foi identificar uma oportunidade clara no mercado de combustíveis português”.

“Os consumidores estão cada vez mais sensíveis ao preço e ao modelo ‘low-cost’ [baixo custo], e a Petroprix tem as ferramentas para oferecer um serviço de alta qualidade ao melhor preço”, refere.

O objetivo da Petroprix é tornar-se “uma referência no segmento ‘low-cost’, atingindo 3% do mercado nacional até 2028. É um projeto ambicioso”.

Os postos de abastecimento da Petroprix apostam num modelo de serviço totalmente automatizado, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fundada há dez anos, em 2023, a empresa ultrapassou os 750 milhões de euros em vendas, duplicando o valor do ano anterior.