Faculdade de Ciências Humanas: Formações inovadoras

O contexto actual reforça a importância do caminho traçado pela Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (EPGFA) que tem apostado numa formação integral, que conjuga competências altamente especializadas com o desenvolvimento de competências de inovação e criatividade que hoje se revelam centrais para enfrentar os desafios do presente e do futuro. «O facto de sermos uma escola integrada na Faculdade de Ciências Humanas, leva-nos a colocar a visão humanista no centro de todos os nossos cursos, ou seja, procuramos que os nossos formandos compreendam os diferentes impactos que as suas práticas e decisões têm, não apenas nas organizações, mas na sociedade e nas pessoas. Acreditamos que é fundamental formarmos as pessoas para poderem produzir valor económico, mas também social, em diferentes cenários e contextos», explica Nuno Goulart Brandão, coordenador da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada.
De facto, o actual contexto veio reforçar a necessidade de repensar o portefólio, as metodologias e a forma de adaptação às necessidades das empresas e dos formandos a título individual. «Faz parte do ADN da EPGFA apostar em formações inovadoras, capazes de gerar valor para os formandos, para as organizações em que se integram e para a sociedade. Nesse sentido, temos desenvolvido novas metodologias de ensino e ampliado o leque dos cursos que oferecemos. É algo que acontece independentemente do contexto actual pois acreditamos que, enquanto escola de pós-graduação e de formação avançada, precisamos de oferecer conteúdos e metodologias inovadoras aos nossos estudantes», acrescenta Nuno Goulart Brandão.
Aliás, se queremos formar para a inovação temos nós próprios de inovar na forma como ajudamos os nossos alunos a desenvolver competências, desde as mais especializadas até às competências transferíveis. «É também verdade que o contexto dos últimos anos nos levou a apostar, de modo mais intenso, no ensino em blended-learning. Tal tem-nos permitido chegar a novos públicos que não têm a possibilidade de frequentar pós-graduações e formações avançadas em regime presencial.»

FORMAÇÃO

A EPGFA faz parte da Faculdade de Ciências Humanas – uma unidade de ensino com várias áreas científicas, nomeadamente Ciências da Comunicação, Psicologia, Estudos de Cultura, Ciências Sociais e Filosofia. Tal permite oferecer formações multi e interdisciplinares que cruzam diversas áreas do saber. De um modo geral, a procura de formações nestas diversas áreas é crescente, destacando-se, com início em Setembro, a Pós-Graduação em Desenvolvimento Organizacional e Capacitação de Equipas e Pessoas (2.ª Edição); com início previsto para Outubro de 2022, a Pós-Graduação em Comunicação e Psicologia Positiva: contributos para o bem-estar nas organizações (5.ª Edição); e, com início em Novembro, as Pós-Graduações em Comunicação Estratégica (2.ª Edição) e de Comunicação em Saúde Pública (4.ª Edição). A instituição tem também já abertas as candidaturas para cursos que se iniciam em 2023 e que têm tido grande procura. Destaca-se a Pós-Graduação em Gestão de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento (4.ª Edição), a iniciar em Janeiro em regime b-learning; a Pós-Graduação em Comunicação e Criatividade Publicitária (3.ª Edição), bem como a Formação Avançada em Programação, Produção e Apresentação em Rádio (9.ª Edição) que se iniciam em Fevereiro. Em Março de 2023 terão também a 3.ª edição da Formação Avançada em Gestão de Reputação e Comunicação de Crise.
«Temos apostado na criação de ofertas customizadas para algumas empresas, mas temos igualmente aprofundado a nossa aposta em cursos multi e interdisciplinares que permitem aos formandos discutir os desafios e a realidade a partir de diferentes prismas. Tal permite-nos que os estudantes desenvolvam uma visão holística sobre questões complexas, o que aumenta o seu potencial de conseguir resolver problemas», avança Nuno Goulart Brandão.

DIGITAL

A aposta no digital já é vivida há vários anos na EPGFA. Atentos às reais necessidades das empresas, a instituição apresenta uma oferta de vários cursos especialmente focados no ambiente digital, incluindo a Pós-Graduação em Comunicação e Marketing de Conteúdos, que vai iniciar a sua 9.ª edição em Janeiro de 2023, e a Pós-Graduação em Social Brands – Comunicação e Marketing em Ambiente Digital, cuja 10.ª edição terá início em Outubro de 2022. Destacam-se também as formações avançadas em Design de Serviços – Transformação e Inovação, que vai iniciar a sua 3.ª edição em Outubro de 2022, e a Formação Avançada em Teletrabalho, Comunicação e Mudança nas Organizações que funcionará em regime b-learning e que terá a sua 1.ª edição em Fevereiro de 2023. Outros projectos estão a ser pensados e que se esperam, em breve, poderem ser anunciados, sublinha o coordenador da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada.
O principal foco da instituição tem sido a aposta de formações em língua portuguesa. No entanto, em Fevereiro de 2023, será lançada uma nova Pós-Graduação em Politics of Curating Contemporary Art, que funcionará em regime b-learning, direcionada ao público internacional. «Estamos também a trabalhar na criação de novas formações em língua inglesa em linha com os mestrados da Faculdade de Ciências Humanas cujo número de estudantes estrangeiros tem crescido de modo muito expressivo nos últimos anos», diz o coordenador da EPGFA.
No momento actual, as empresas e as organizações têm de estar preparadas para lidar com a diversidade crescente dos seus stakeholders. Para isso, é fundamental apostar na formação em áreas de comunicação e cultura. Hoje, além de ser essencial comunicar bem os valores e os ideias das organizações, é igualmente central que estas compreendam como as suas mensagens serão percepcionadas por pessoas provenientes de diferentes contextos culturais e sociais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-Graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Setembro (n.º 198) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...