China descobre maior depósito de ouro do mundo com mais de mil toneladas

A China acredita ter encontrado o maior depósito de ouro do mundo, com reservas estimadas em mais de 80 biliões de dólares: de acordo com os medias estatais, foi localizado um depósito de minério de ouro, com alegadas reservas de mais de mil toneladas a uma profundidade de 2 mil metros, no campo de ouro de Wanguu, na província central de Hunan.

Segundo a agência estatal de notícias ‘Xinhua’, o campo de ouro foi avaliado em 600 bilhões de yuans (83 biliões de dólares), o que supera a atual maior reserva de ouro do mundo, encontrada na mina South Deep, na província de Gauteng, na África do Sul, que contém cerca de 930 toneladas métricas de ouro.

De acordo com a Academia de Geologia de Hunan, os trabalhadores encontraram mais de 40 veios de minério de ouro a uma profundidade de mais de 2 mil metros em Wangu – na área central da mina, foram encontradas mais de 300 toneladas de reserva de ouro, sendo que essa tonelada métrica de minério pode render até 138 gramas de ouro.

Um veio de ouro diz respeito a uma formação geológica onde o ouro é concentrado dentro de uma rocha subterrâneia: os meios são formados por meio de processos hidrotermais, onde fluídos quentes e ricos em minerais se movem por rachas na crosta terrestre. “Muitos núcleos de rocha perfurados mostraram ouro visível”, apontou Chen Rulin, especialista em prospeção de minério do Departamento Geológico da Província de Hunan.

O Instituto Geológico Provincial de Hunan classificou a descoberta como uma reserva “enorme”, informou o ‘South China Morning Post’. Em comunicado, o instituto afirmou que a descoberta foi “significativa para ajudar a proteger a segurança dos recursos do país”.

A China já é a maior produtora de ouro do mundo, respondendo por cerca de 10% da produção global em 2023, informou a ‘Reuters’, citando dados do World Gold Council.