Saiba quais são as caraterísticas mais importantes para ser um bom Diretor de dados

As competências de um diretor de dados vão desde a gestão, exploração e monitorização das informações obtidas a partir dos dados até à sua aplicação do ponto de vista empresarial, bem como, a gestão da infraestrutura e as devidas aplicações internas e externas.

Quanto às características que um profissional dessa disciplina deve ter, Rodrigo Álvarez, diretor de inteligência aplicada da Accenture em Espanha, Portugal e Israel, aponta para “a tendência de participar na geração de negócios por meio de dados, bem como garantir e ampliar a cultura destes” e a sua adoção na empresa, de uma forma eficaz para que possa gerar valor e tenha impacto.

O mercado, explica o diretor da Acenture, tende a reforçar o papel do gestor de dados e destacar a sua importância, já que ter esse número permite gerenciar, proteger, analisar e representar os dados para que seja útil na organização e, por fim, criar valor e alcançar uma vantagem competitiva. Assim, a figura deste profissional, também deve fazer parte das equipas de gestão empresarial, para garantir eficiência operacional, gerar receitas com o desenvolvimento de novos produtos e serviços inteligentes.

Num estudo feito pela IndesIA, concluiu-se que serão necessários, nos próximos três anos, mais de 90 mil profissionais especializados em dados e inteligência artificial para promover projetos com os quais seja possível competir com outras organizações internacionais, ao mesmo tempo que impulsionará a economia nacional.