Explicador: Sabe como é que esta crise dos contentores pode ajudar a sua carteira?
A BMO Global Asset Management enviou uma nota aos investidores onde prevê que a crise nas cadeias de abastecimento atrase a entrega de produtos, o que levará a que os comerciantes, vendendo os bens fora da época de natal, passem a fazer descontos, no início do próximo ano.
“O ponto crucial não é a escassez de oferta, mas a incapacidade de levar a oferta às ‘mãos’ das lojas, assim quando os produtos chegarem fora de época às prateleiras, os comerciantes tentarão combater este problema temporal, aplicando descontos”, refere o documento da sociedade de investimento.
De acordo com os dados do China Composite Freight Index (CCFI), que analisa as taxas dos portos chineses, o preço do frete aumentou 229% no terceiro trimestre em relação ao ano passado devido à elevada procura por este serviço.
A Maersk admitiu que a indústria marítima não tem de momento capacidade para administrar o aumento do volume de carga que se desencadeou após a pandemia.
“Os portos não estão a funcionar tão bem quanto deveriam, e assim não podemos descarregar contentores tão rápido quanto gostaríamos. É difícil ver exatamente quando a situação vai melhorar. Os ossos clientes estão a lidar com uma procura muito alta de clientes e também têm um stock muito baixo”, explicou o CEO da Maersk, Soren Skou, segundo o ‘elEconomista’.
A empresa revelou que o número de contentores em circulação aumentou 7% e que um contentor que custava de aluguer cerca de 1.650 euros, quase duplicou de valor e tem agora um custo de quase 3.100 euros.