Como investir em criptomoedas sem as comprar?

Quer investir no universo dos ativos virtuais, mas sem aplicar diretamente o seu dinheiro nos ‘tokens’? Sim, é possível ainda que este seja um investimento derivado aplica a ‘players’ e a produtos financeiros correlacionados.

Depois de anos de luta, os fundos negociados na bolsa de valores (ETFs) já estão em Wall Street. O ETF da ProShares estreou em Wall Street há duas semanas sob o ‘ticker’ ‘BITO’ levantando mais de 1,1 mil milhões de dólares em apenas dois dias. Este fundo foi seguido pelo Valkyrie Bitcoin Strategy (com o ‘ticker’ ‘BTF’).

Além disso, a guru de investimentos em tecnologia Cathie Wood e sua empresa Ark Invest solicitaram ao regulador a aprovação de seu próprio fundo vinculado ao futuro desta criptomoeda. Outras empresas também pediram aos supervisores que aprovassem outros ETF próprios.

Além disso, há outras possibilidades fora dos EUA. O Canadá tem seu ETF bitcoin desde fevereiro, e por um mês a Bolsa de Valores de Toronto também teve um fundo negociado em bolsa que também inclui a Ethereum (‘ticker’ ‘ETC’). Na Europa, podemos encontrar outros como Jacobi Asset Management ou a Melanion Capital.

No entanto, os analistas lembram que ainda não é um produto para qualquer tipo de investidor, já  que a compra de um ETF exige o pagamento de uma comissão anual (de 0,95% no caso dos dois fundos que já estão listados), o que pode ser um empecilho para quem quer manter um investimento a longo prazo.

 

Investimento em empresas do setor

Outra maneira de apostar em criptomoedas, de forma indireta, consiste em adquirir ações de empresas com uma atividade económica ligada e exposta a este tipo de ativos.

A opção mais óbvia é a Coinbase Global, uma empresa que estreou no mercado de ações em abril- Com menos de uma década de vida, a ‘exchange’ tem uma capitalização de mercado de mais de 67.000 milhões de dólares. Mesmo depois de uma queda avassaladora nos últimos meses, as ações da plataforma voltaram à sua “época de ouro”, registada nos primeiros dias da sua estreia em bolsa.

Os analistas dão à empresa uma recomendação de compra firme e um crescimento médio de 12 meses a 14% no mercado de ações, embora os mais otimistas esperem um crescimento de até 88% ao ano. Outras empresas como a Square, PayPal ou Robinhood são outras hipóteses interessantes, para este tipo de investimento.

Ler Mais





Comentários
Loading...