O petróleo caiu ainda mais depois de a Rússia se ter disponibilizado para aliviar a crise do gás natural na Europa e ter avisado a OPEP+ para não deixar que os preços do crude continuem a disparar.
Os futuros em Nova Iorque caíram 3,2%. O WTI para entrega em novembro caiu 0,6% para 76,99 dólares o barril. O Brent para entrega em dezembro recuou 0,5% para 80,67 dólares, depois de já ter caído 2,5%.
Presidente russo, Vladimir Putin, disse que os volumes recorde de gás natural poderiam potencialmente ser exportados para a Europa este ano, uma vez que o continente enfrenta uma crise energética, impulsionando os preços do gás.
De acordo com duas fontes do Kremlin, as declarações de Putin foram uma “tentativa deliberada de acalmar um mercado cada vez mais instável”.
Também os EUA, na voz da secretária Jennifer Granholm, em entrevista ao Financial Times, fizeram saber que estão a ponderar a libertação da reserva estratégica nacional de petróleo. “É uma ferramenta que está a ser considerada”, afirmou.
Os exploradores de petróleo precisam de aumentar os orçamentos de perfuração em 54% para mais de 500 milhões de dólares para evitar um défice significativo da oferta nos próximos anos, de acordo com a Moody’s.
Já a produção de petróleo norte-americano vai expandir-se a um “ritmo modesto” nos próximos 18 meses, mesmo com os preços a tocarem em máximos plurianuais, de acordo com a BloombergNEF, deixando a OPEP numa posição forte, à medida que o mundo clama por mais barris.
Para Ricardo Evangelista, analista sénior e diretor executivo da ActivTrades, “tecnicamente falando, o WTI está agora a testar a principal zona de suporte nos 75,70 dólares após ter falhado os 79 dólares ontem”.
“A pressão de alta está a dissipar-se rapidamente e uma correção prolongada pode levar os preços para a próxima zona de suporte em torno de 73,50 dólares”, acrescenta o especialista.
Como recorda Evangelista, ” os mercados de petróleo caíram significativamente hoje com a diminuição do apetite dos investidores após 5 dias de ganhos. Embora esta correção do mercado possa ser vista como “saudável” por muitos traders e analistas, ela também pode ser explicada pelos dados recentes dos EUA, que mostraram um aumento na oferta com o crescimento dos stocks”.
“Dito isso, muitos investidores de petróleo aproveitaram a ocasião para obter algum lucro após a alta de 17,50 dólares iniciada no final de agosto”, remata o analista da ActivTrades.













