Joe Biden está confirmado como Presidente dos Estados Unidos, depois da ratificação feita hoje pelo Colégio Eleitoral que esteve reunido nos 50 Estados que compõem o país. No próximo dia 6 de janeiro, o Congresso irá validar os votos do Colégio Eleitoral.
“A democracia sobreviveu ao abuso de poder. Agora, é tempo de virar a página”, afirmou Biden, num discurso que foi divulgado antes mesmo de serem conhecidos os resultados (só faltam os quatro votos do Hawai).
Na votação de 3 de novembro, Biden alcançara 306 votos para o Colégio Eleitoral (precisava de 270 para chegar à maioria dos 538), enquanto Trump se ficou pelos 232.
Em termos de votos expressos pelos cidadãos, Biden chegou a um registo recorde acima dos 81 milhões (51,6%) e Trump também superou o anterior máximo ao obter 74,2 milhões de votos (46,8% do total).
Esta oficialização por parte do Colégio Eleitoral põe fim às recontagens (foram 41) e aos esforços desesperados de Donald Trump para contrariar, nos tribunais, aquilo que a realidade ditara: a sua derrota e a correspondente saída do cargo. Ainda assim, Trump continua a afirmar, mesmo sem apresentar provas, que as eleições foram fraudulentas e, no fim de semana, realizou-se mesmo uma marcha a seu favor em Washington com o objetivo de pressionar o Colégio Eleitoral.
A tomada de posse de Joe Biden está agendada para 20 de janeiro.














