SEAT apresenta Ibiza em Barcelona

VISTADIFERENT
A SEAT revelou em Barcelona a mais recente versão do popular Ibiza, modelo que deverá ser comercializado a partir de Julho em Portugal e que, além das melhorias ao nível da carroçaria e do habitáculo, promete atrair sobretudo pelas novas motorizações, que lhe asseguram mais potência e menos consumo.
Em termos estéticos, este modelo do construtor espanhol do grupo VW, que foi introduzido inicialmente em 2009, começa por usufruir de faróis já equipados com a tecnologia LED em todas as versões, como elementos de iluminação diurna, beneficiando ainda de novas cores (vermelho chili e cinzento moonstone, mas apenas a segunda estará disponível entre nós) e jantes em liga leve de novo desenho. Paralelamente, a moldura que envolve a grelha passa a envergar uma cor diferente, à semelhança do que acontece com as capas dos retrovisores exteriores, o que incentiva à personalização do veículo.
No interior também se encontram alterações, sendo as mais evidentes ao nível do tablier, que adopta um novo design não só para incrementar a sensação de qualidade, como para incorporar um ecrã táctil destinado a explorar o potencial multimédia do modelo. Este novo dispositivo simplifica o acesso ao sistema de navegação, bem como o controlo de uma série de funções, com destaque para o Mirror Link da Seat, que reproduz no ecrã tudo o que está disponível no visor do smartphone com que está emparelhado, facilitando o recurso a aplicações, realização de chamadas e acesso ao leitor de ficheiros áudio, vídeo e imagens. Como forma de fomentar a conectividade do seu modelo mais popular, a Seat desenvolveu uma parceria com a Samsung que passa pela oferta de um smartphone Galaxy A3 com a pré-instalação da Seat Connect App.
Mas o grande trunfo do renovado Ibiza é o leque de novas motorizações, a gasolina e Diesel. Entre as primeiras, de salientar o motor 1.0 de três cilindros, mais pequeno e leve, que fornece potências de 75 (1.0 MPI), 95 e 110 cv (1.0 TSI), sendo os dois últimos sobrealimentados. Existe ainda uma unidade com 1.4 TSI de 150 cv com o sistema ACT, que oferece a vantagem de desligar um dos seus quatro cilindros em determinadas condições – quando a rodar com o acelerador em carga parcial, por exemplo –, o que lhe permite anunciar consumos médios de apenas 4,2 litros.
Entre os motores Diesel, todos possuem três cilindros e 1,4 litros (consumo médio a partir de 3,4 litros), com potências de 75, 90 e 105 cv. As versões mais possantes a gasolina e a diesel podem ser equipadas, em opção, com a caixa de dupla embraiagem DSG.
Para reforçar a imagem tecnológica do modelo, a SEAT dotou o Ibiza com sistemas como o alerta de sonolência do condutor, detector de colisão, sensores de estacionamento dianteiro e posterior, este último reforçado com câmara vídeo, com o veículo a passar igualmente a beneficiar de uma direcção com assistência eléctrica revista e suspensões melhoradas ao nível das molas, dos amortecedores e da barra estabilizadora, visando aumentar o conforto. As unidades mais potentes herdam sistemas como o Start & Stop e a recuperação de energia durante as travagens, podendo ainda estar equipadas com o controlo adaptativo do chassis, que permite ao condutor escolher uma das configurações Conforto ou Sport, levando o Ibiza a privilegiar a suavidade ou, em alternativa, a eficácia em condução desportiva.
VISTADIFERENT
O novo Ibiza surge com três níveis de equipamento, designadamente Reference, Style e FR, sendo este último o mais desportivo e aquele em que a marca mais aposta, com as versões a gasolina a serem as primeiras a chegar ao mercado nacional, durante o mês de Julho. Em matéria de preços, o Ibiza 1.0 MPI de 75 cv, com o nível Reference, o mais acessível, será proposto por 14.981 euros, enquanto a versão Style equipada com o 1.0 TSI de 95 cv (com um consumo de apenas 4,1 litros) implicará um investimento adicional de 2400 euros e o FR, com a mesma motorização, exigirá mais 500 euros. O motor 1.0 TSI de 110 cv é comercializado na versão FR por valores a partir de 18.481 euros, cerca de 2000 euros menos do que o 1.4 TSI com o sistema ACT e 150 cv.
Os motores Diesel estarão disponíveis a partir de Setembro, com o 1.4 TDI de 75 cv (Reference) a ser proposto por 18.381 euros, ele que anuncia um consumo de somente 3,4 litros, contra 18.981 euros da versão de 90 cv. O turbodiesel mais vigoroso, o 1.4 TDI de 105 cv, está associado em exclusivo à versão FR e é comercializado por 21.681 euros.
 






Comentários
Loading...