Twitter de Trump atacado depois de investigador adivinhar a password

O que é preciso para descobrir a password da conta de Donald Trump no Twitter? Aparentemente, não é necessário ter conhecimentos aprofundados de informática ou fontes nos serviços de segurança norte-americanos. Um investigador holandês terá conseguido adivinhar a palava-passe apenas com base naquilo que conhece do actual presidente dos Estados Unidos da América.

De acordo com a imprensa holandesa, Victor Gevers conseguiu mesmo aceder à conta de Donald Trump ao introduzir a password “maga2020” – expressão que significará “Make America Great Again 2020” em referência ao slogan de campanha de Donald Trump para as eleições presidenciais.

O jornal De Volkskrant, citado pelo The Guardian, indica que o especialista em segurança Victor Gevers teve a possibilidade de aceder às mensagens directas de Donald Trump, fazer publicações em seu nome e mudar a descrição do perfil, por exemplo. O investigador já tinha conseguido invadir a conta em 2016 e agora repete a proeza com base somente em palpites. “maga2020” terá sido a sua quinta tentativa.

«Eu esperava ser bloqueado depois de quatro tentativas falhadas. Ou pelo menos que me fosse pedido para providenciar informação adicional», indicou Victor Gevers ao jornal holandês.

O Twitter, por seu turno, nega que o episódio tenha acontecido. «Não temos provas que corroborem esta afirmação», garante porta-voz da rede social. Em comunicado, acrescenta que foram implementadas medidas de segurança adicionais, pensadas especificamente para um grupo de figuras reconhecidas com algum tipo de relação com as eleições nos EUA para garantir que ataques informáticos como este não ocorrem.

Mas este não terá sido o cenário que Victor Gevers alegadamente encontrou. De acordo com o especialista, a conta de Donald Trump não teria sequer verificação em dois passos, situação que mudou um dia depois de ter conseguido acesso ao perfil. Passado mais um dia, os Serviços Secretos terão entrado em contacto com Victor Gevers, agradecendo por expor o problema de segurança.