Mas que encanto ganhou a prata aos olhos dos investidores? Estes três factores explicam

Nas últimas semanas, o preço da prata subiu para atingir o seu nível mais alto desde 2013, assistindo-se a uma clara aposta por parte dos investidores. Mas o que explica esta procura pelo metal precioso e que razões estão a impulsionar tais movimentos?

O ouro tem sido tradicionalmente o “porto seguro” favorito dos investidores, algo que está a mudar quando os títulos oferecem rendimentos planos ou negativos e os mercados bolsistas estão agitados. Este tem sido o caso durante a pandemia – altura em que o preço do ouro atingiu recordes máximos.

No entanto, a prata tem registado ganhos percentuais ainda maiores nas últimas semanas.

“Parece que a prata vai para a medalha de ouro”, disse Mobeen Tahir, director-associado de pesquisa na Wisdom Tree, em declarações à CNBC.

O preço à vista da prata, o seu valor em tempo real, atingiu 29 dólares a onça na semana passada, de acordo com dados da agência Reuters. Desde então, tem recuado ligeiramente, mas ainda se mantém a quase 27 dólares por onça.

Isto representa uma subida de sete anos e um ganho de quase 39% desde meados de Julho, quando o “corrida” de metais preciosos começou.

Um conjunto de três factores

De acordo com Ole Hansen, chefe de estratégia de mercadorias do Saxo Bank, os metais preciosos foram impulsionados principalmente por um conjunto de três factores fortes.

Um dos impulsionadores é a injecção de mais dinheiro na economia pelos bancos centrais de todo o mundo, como parte da tentativa de conter o impacto da pandemia.

Hansen disse à CNBC que esta “flexibilização monetária” tinha criado mais incerteza sobre o estado do sistema financeiro, com preocupações sobre “um aumento da ‘dívida de montanha’ que precisa de ser abordada”, aumentando assim a procura de metais preciosos como um investimento seguro.

Também resultou em rendimentos reais que se direcionam para “território negativo”, o que significa que o retorno que os investidores obtêm com as obrigações é igual ou inferior à taxa de inflação. Tal indica menos “custo de oportunidade” de investir num activo que não oferece um retorno além da flutuação do seu preço, como ouro ou prata.

Em terceiro lugar, Hansen aponta a fraqueza do dólar nas últimas semanas, o que também impulsionou os metais preciosos. Como as mercadorias são tipicamente negociadas em dólares, um dólar mais fraco traduz-se frequentemente num preço de mercadoria mais forte.

Ouro vs. prata

“O ouro tende a ser menos volátil do que a prata dado o seu tamanho superior de mercado”, explicou Hansen, acrescentando que o valor do fornecimento anual de ouro é estimado em cinco vezes maior do que a prata.

Mas o facto de o preço da prata ainda estar apenas a meio caminho do seu recorde de mais de 48 dólares em Abril de 2011 – embora o ouro já tenha ultrapassado os recordes anteriores – está a ajudar a atrair investidores para o primeiro, disse ainda.

Guy Foster, chefe de investigação da Brewin Dolphin, disse à CNBC que a relação ouro-prata – a quantidade de prata necessária para comprar uma onça de ouro – fazia com que “a prata parecesse mais barata nessa base”.

Além da sua correlação com o ouro, a prata foi feita para uma “combinação única” para os investidores neste momento, que querem “participar na recuperação cíclica da economia, das empresas, dos negócios e querem ter também algum tipo de defesa para se protegerem de todos os riscos”, acrescentou.

Ler Mais





Comentários
Loading...