Vendas da aliança Renault-Nissan aumentam pelo 5º ano consecutivo

renault-nissan

A Aliança Renault-Nissan registou, em 2014, um novo recorde de vendas com 8.470.610 unidades, representando um crescimento de 2,5% face ao ano transacto. Na prática, um em cada 10 automóveis vendidos no mundo sai das fábricas Renault, Nissan ou AVTOVAZ.

“Um forte crescimento da procura nos Estados-Unidos, a recuperação do mercado na Europa Ocidental e os novos e atraentes modelos estão na base do crescimento, mais uma vez, das vendas da Aliança em 2014” anuncia Carlos Ghosn, CEO da Aliança. “Nós continuamos bem posicionados e optimistas em relação aos projectos de longo prazo nos mercados emergentes, apesar do recente declínio que pudemos observar nos mercados russo e brasileiro.”

A Renault SAS vendeu 2.712.432 automóveis em 2014 com um crescimento de 3,2 % face a 2013 e na Europa, a quota de mercado do grupo ultrapassou os 10%. (+0,6 pontos face a ano transacto). A Dacia é a marca na Europa que regista o maior crescimento, ganhando 0,4 pontos.

A Nissan Motor Co., Ltd. vendeu 5.310.064 automóveis em todo o mundo com um crescimento de 4,1 % face ao ano anterior. Nos seus principais mercados (Estados-Unidos e China) as vendas da Nissan continuam acima de 1 milhão de unidades anuais.

A AVTOVAZ, o principal construtor Russo que vende os modelos LADA, vendeu apenas 448.114 automóveis a nível mundial. Este número representa uma quebra de 16,3 % face a 2013 devido ao abrandamento da economia Russa.

Principais mercados da aliança:

 País Vendas Totais Quota de Mercado
Estados-Unidos 1 386 895 8,4 %
China 1 255 665 5,7 %
Rússia (incluindo AVTOVAZ) 764 245 30,7 %
Japão 674 922 12,1 %
França 653 326 30,2 %
México 318 093 28 %
Brasil 309 547 9,3 %
Reino-Unido 259 762 9,3 %
Alemanha 240 181 7,4 %
Itália 184 416 12,5 %
Ler Mais