UPTEC e Fundação António Pargana lançam programa gratuito para transformar estudantes em empreendedores

Ao longo de quatro dias, estudantes luso-descendentes de todos os ciclos de estudo, universidades e institutos politécnicos terão a oportunidade de desenvolver competências para a ideação, validação e comunicação de projetos empreendedores, obtendo uma visão única do ecossistema empreendedor nacional

Executive Digest
Outubro 1, 2025
13:23

A Fundação António Pargana, em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de abrir candidaturas para a mais recente edição da Escola de Startups para Estudantes: um programa gratuito que pretende aproximar estudantes da diáspora ao mundo do empreendedorismo.

Ao longo de quatro dias, estudantes luso-descendentes de todos os ciclos de estudo, universidades e institutos politécnicos terão a oportunidade de desenvolver competências para a ideação, validação e comunicação de projetos empreendedores, obtendo uma visão única do ecossistema empreendedor nacional.

Para participar no programa, os jovens não precisam de ter uma ideia de negócio, apenas demonstrar interesse pelo empreendedorismo. Através de workshops, visitas corporativas a grandes empresas, conversas com empreendedores luso-descendentes e atividades de capacitação, os jovens selecionados irão compreender o contexto económico, industrial e de inovação da região Norte.

As dez primeiras candidaturas ficam habilitadas a receber um bilhete gratuito para a Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, que decorre em Lisboa de 10 a 13 de novembro.

As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 16 de novembro e podem ser feitas através do website oficial da Escola de Startups‍, onde está disponível mais informação acerca da iniciativa. O programa será conduzido em português e a participação é gratuita. Na sua primeira edição, a Escola de Startups powered by António Pargana contou com 18 participantes de 4 nacionalidades.

Com o objetivo de promover o conhecimento da história, cultura e capacidade científica e tecnológica de Portugal, a Fundação António Pargana potencia a ligação da diáspora e seus descendentes a Portugal. A UPTEC já apoiou mais de 740 projetos empresariais nas artes, ciências e tecnologias desde a sua criação em 2007.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.