O que esperar de 2024?: Tiago Barroso, CEO da NTT DATA Portugal
Testemunho de Tiago Barroso, CEO da NTT DATA Portugal
Em 2024, aproximadamente 50% da população mundial em cerca de 80 países poderá participar activamente em eleições nacionais ou regionais. Seguramente que nem todos estes processos eleitorais serão realizados de forma totalmente livre e justa, mas em qualquer caso parece certo que, para os próximos anos, poderemos esperar impactos significativos na geopolítica global. Assim, e para além da nova situação governativa que resultará das nossas próprias eleições legislativas e de eventuais alterações de rumo, também do resultado deste estrondoso processo eleitoral global poderão resultar impactos para o nosso contexto económico e social.
Perante um 2024 com tamanha amplitude de potencial mudança, especular sobre cenários futuros parece-me imprudente. Mas, desde há quatro anos que enfrentamos os impactos sucessivos de pandemia, guerra, inflação…, eventos a que não estávamos habituados e perante os quais nos fomos sabendo adaptar, que fomos sabendo superar. Portanto, para 2024 e perante qualquer cenário, perspectivo sobretudo, e mais uma vez, esta capacidade de resiliência e de adaptação, das pessoas, das empresas e das organizações.
Além de termos 50% da população mundial a participar em processos eleitorais, teremos também um ano de democratização definitiva da IA generativa, que veio para ficar, e que passará das mãos de alguns para o dia-a-dia de muitos. É de prever que 2024 seja um ano de amadurecimento da tecnologia e da sua multiplicação em soluções com vista à melhoria da experiência dos consumidores, ao aperfeiçoamento da gestão da informação e à sua consolidação como ferramenta de suporte à tomada de decisões, entre muitas outras aplicações. Isso já é visível em múltiplos casos de uso, muitos desenvolvidos pela NTT DATA em Portugal e um pouco por todo o mundo.
A disponibilidade madura de ferramentas baseadas em inteligência artificial e a generalização da sua utilização (e em simultâneo com outras tecnologias, como sejam realidade aumentada e estendida, sensorização em escala e Internet of Things, computação quântica, migração para a cloud) aponta para que estejamos a assistir a um marco de transformação e mudança tão relevante como foi no passado o acesso generalizado a computadores pessoais ou, mais recentemente, a internet com conectividade em larga escala e o acesso permanente a informação. E isso, para quem lidera uma empresa no domínio da consultoria e das tecnologias de informação, aponta sobretudo para um 2024 entusiasmante! Desafios não faltarão e queremos estar na vanguarda para melhor apoiarmos as organizações nossas clientes no seu processo de transformação.
Testemunho publicado na revista Executive Digest nº 214 de Janeiro de 2024