O estado do tempo em Portugal continental inicia a semana marcado pelo regresso da chuva. Depois de um fim de semana estável e predominantemente soalheiro, a segunda-feira, 15 de dezembro, será influenciada pela passagem de uma nova frente que irá distribuir precipitação de noroeste para sudeste, segundo o ‘Tempo.pt’. A instabilidade deverá prolongar-se ao longo de todo o dia, com maior intensidade no Minho e Douro Litoral.
A chegada da frente está prevista para o meio da manhã desta segunda-feira, trazendo períodos de chuva persistente em várias regiões. O litoral Norte e Centro enfrentarão precipitação por vezes moderada ou forte. Apesar de possíveis abertas, a chuva deverá manter-se de forma contínua ao longo do dia em múltiplas zonas do território.
O vento soprará do quadrante Sul, associado à instabilidade da frente fria, enquanto as temperaturas começarão a descer de forma gradual, marcando o início de um período mais frio.
Descida acentuada das temperaturas a partir de terça-feira
Entre a noite de segunda e o dia de terça-feira, 16 de dezembro, o vento rodará para Norte, introduzindo ar polar marítimo e provocando uma descida mais notória das temperaturas. Esta massa de ar frio, em combinação com alguma precipitação pós-frontal, fará surgir queda de neve nas serras do extremo Norte, com acumulações entre 3 e 5 centímetros, e igualmente na Serra da Estrela, ainda que sem valores definidos.
A precipitação residual poderá persistir na terça-feira no litoral Norte, Centro e Sul, e pontualmente no interior, sobretudo na primeira metade do dia. Contudo, o afastamento da frente para leste permitirá uma redução progressiva da nebulosidade ao longo da tarde, criando condições temporárias de maior estabilidade.
Quarta-feira será o dia mais frio da semana
O ‘Tempo.pt’ prevê que quarta-feira, 17 de dezembro, seja o dia mais frio da primeira metade da semana. A influência anticiclónica, ainda que acompanhada de céu gradualmente mais nublado, fará descer novamente as temperaturas mínimas, que deverão atingir valores iguais ou inferiores a 0 ºC em Bragança, Guarda e Castelo Branco. As máximas situar-se-ão entre 13 e 16 ºC na generalidade do país, descendo para 8 a 12 ºC no interior Norte e Alto Alentejo.
No litoral e no interior, cidades como Porto, Vila Real, Coimbra, Portalegre e Évora poderão registar mínimas entre 2 e 4 ºC.
Possível chegada de nova frente na quinta-feira
As previsões atuais apontam para um aumento da nebulosidade na quarta-feira, sugerindo a eventual aproximação de uma nova frente na quinta-feira, 18 de dezembro. No entanto, o grau de incerteza permanece elevado, não sendo ainda possível confirmar um cenário de instabilidade para o final da semana.














