Saúde mental em alerta: pedidos de ajuda sobem e o SNS está «em esforço»

A área da saúde mental é uma das mais afectadas pela crise de saúde pública da Covid-19, com os pedidos de ajuda em centros de saúde, linhas do SNS24 e serviços de urgência a aumentar substancialmente.

Revista de Imprensa

A área da saúde mental é uma das mais afectadas pela crise de saúde pública da Covid-19, com os pedidos de ajuda em centros de saúde, linhas do SNS24 e serviços de urgência a aumentar substancialmente, de acordo com o ‘Jornal de Notícias’ (JN).

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Ana Matos Pires, psiquiatra e membro do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direcção Geral da Saúde (DGS), revela que «já está a sentir-se um aumento de pedidos de consultas de psiquiatria, e da área da saúde mental de maneira geral. E vai agravar-se mais ainda. Além das questões directamente relacionadas com a pandemia, vão começar a surgir reacções por via das consequências socioeconómicas», afirma citada pelo ‘JN’.

Actualmente o Serviço Nacional de saúde (SNS) já está «a responder em esforço, sobretudo tendo em conta a deficiência crónica de recursos nesta área», refere a especialista adiantando que o INEM está a reforçar as suas equipas de psicólogos, numa altura em que a DGD aguarda pelo aumento das equipas previsto no Orçamento do Estado. «Tem havido muita força por parte do Ministério da Saúde para que isto avance», mas é necessário mais reforço.

«A saúde mental sempre foi o parente pobre da saúde. Os serviços locais fizeram um esforço enorme para dar resposta no início da pandemia. Mas é preciso aumentar os recursos, desde psiquiatras, psicólogos, enfermeiros especialistas», conclui.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.