Privacidade e concorrência? CEO da Microsoft diz que empresa está “do lado certo da história”

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que a gigante tecnológica “está do lado certo da história” no que diz respeito aos abusos de privacidade dos utilizadores e monopólio do mercado entre as grandes empresas de tecnologia.

Enquanto as autoridades americanas, como entidades reguladores e líderes políticos, confrontam grandes empresas como o Facebook, a Alphabet (Google), a Amazon e a Apple sobre as suas práticas no mercado, a Microsoft não foi alvo do mesmo tipo de escrutínio, mais de 20 anos depois de ter sido alvo de uma ação legal pelo Departamento de Justiça dos EUA.

A empresa de software “garante” a privacidade dos seus utilizadores e a segurança na Internet nos seus produtos.  “E, quando se trata de concorrência, deviam falar com as pessoas que estão a investir muito capital e a criar fusões e aquisições que competem com a Microsoft. E isso é bem-vindo”, disse Nadella em entrevista à Bloomberg.

O CEO também falou sobre as ameaças à segurança na internet, o futuro do trabalho remoto e a rivalidade da empresa com a Google.

Nadella admitiu estar preocupado com a vaga de ataques de piratas informáticos nos últimos meses, principalmente os de ransomware que obrigaram a parar a operação de uma grande empresa de oleodutos e produtora de alimentos nos Estados Unidos.

“Temos outra pandemia real, que é uma pandemia cibernética”, disse. “O nível de ataques com certeza aumentou, mas a necessidade de a nossa resposta ser de eficaz também aumentou. Apenas temos de melhorar enquanto indústria”.

Nadella também abordou tensões com a Google, após o fim de período pacífico de cinco anos entre as duas empresas, que concordaram mutuamente não entrar em batalhas legais uma contra a outra. O líder da Microsoft disse ter “muito respeito” pela Google e a sua liderança. Mas explicou: “Estamos num combate positivo para lutar contra uma liderança colossal nesse espaço”, disse, referindo-se às vendas de publicidade programática, que são dominadas pela Google e pelo Facebook.

 

Ler Mais