Toyota Yaris Cross: A primeira entrada da marca no segmento B-SUV

Jorge KM Farromba

Um SUV elaborado e distinto que pretende imiscuir-se no segmento B com soluções comprovadas em termos de conforto, qualidade e comportamento.

A Toyota continua apostada – e bem – em lançar produtos adaptados para o cliente Europeu e produzidos na Europa. O Yaris Cross é mais um exemplo desse posicionamento da marca.

A marca Yaris transporta consigo um legado de várias gerações e de muitos anos (mais de 20 – de 1999 a 2021), sendo que ainda hoje encontramos muitos Yaris a circular na estrada.

E a marca resolveu aventurar-se no segmento B com um SUV que recolhe muito da base do Yaris e que a incorpora no Cross, um modelo claramente sobre-elevado como é caraterística do SUV

Num estudo que a própria marca efetuou verificou que o nome Yaris tem um reconhecimento de 31%, superior aliás a outros produtos do construtor. E no momento que os SUV estão na moda, a Toyota apresenta-se com mais um híbrido sendo a única marca com híbridos em todos os segmentos.

Como mantém a mesma plataforma do Yaris mas recorrendo a painéis criados propositadamente para o Cross, a estética é obviamente diferente. Com uma distância entre eixos igual à do Yaris – 2,56m –  oferece mais espaço nos bancos traseiros e também na bagageira – perto de 400 litros (a bateria está debaixo do banco traseiro), com um conceito que a marca define como “grande pequeno”.

No estudo promovido pela Toyota a maior confluência de clientes (55%) opta pelo segmento B, sendo que 43% são Suv e, tal como as restantes marcas, o Diesel perde expressão e nem surge na oferta do construtor.

E quais são os pilares do Yaris Cross?

  • Nova plataforma – GA-B
  • Design
  • Aposta na segurança com o Toyota Safety Sense em toda a gama (Sistema de Pré-colisão, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Luzes Máximas Automáticas, Reconhecimento de Sinais de Trânsito)
  • Habitabilidade
  • Sistema Híbrido
  • Dois motores
    • 116cv, motor 1.5 Hybrid, 3 cilindros, tração total, a que a marca acredita ser a mais vendável em Portugal
    • 125cv com motor 1.5 sem sistema híbrido

Ao volante

Na viatura disponibilizada para ensaio o Yaris Cross apresentava-se na cor dourado excellence, com o teto no tom Night Sky.

Esteticamente, diferencia-se do Yaris – em altura são mais 25mm de distância ao solo face ao Yaris- mas mantém uma assinatura que lhe confere elegância e robustez com óticas rasgadas e um para-choques sobredimensionado com dupla grelha, estando os faróis de presença verticais colocados nas extremidades. Na traseira, as semelhanças com o CH-R são evidentes, com uma assinatura luminosa horizontal.

No interior, encontramos a mesma estética do Yaris com um painel de instrumentos digital e de boa leitura visual (7”), obviamente com uma leitura da estrada mais elevada; um head-up-display com a informação relevante e um ecrã central de 9” colocado no mesmo campo visual do condutor (destacado do tablier, com Apple car Play e Android Auto sem fios, GPS+ cartão Sim para atualizações over-the-air) e sistema de som JBL.

Em termos de conforto os bancos acolhem-nos bem e a ergonomia está num bom patamar com um volante pequeno e uma usabilidade de todo o conjunto muito interessante para o segmento onde se insere. Vários dos materiais são moles ao tato e a qualidade de construção é inquestionável.

Numa posição claramente sobrelevada efetuámos um percurso em autoestrada, estrada nacional, vilas e num estradão em terra. O que retenho é uma suspensão firme, confortável e que não adorna, mesmo considerando a altura ao solo – 170mm, com um motor que, não sendo obviamente um desportivo, permite uma condução despreocupada em qualquer situação, com consumos de 5,5 a 5,6l de média. O chassis revela-se competente e a direção precisa.

Em resumo, trata-se de um veículo com uma estética consensual, elegante e jovial, que tanto irá seduzir o publico jovem mas também outros públicos que procuram um veículo mais ágil e pequeno do que um familiar tradicional

O Yaris Cross apresenta-se em várias versões (confort, confort plus – previsível ser a líder de vendas -, exclusive, Square Collection, Luxury e Premiere Edition (a versão ensaiada))

Preço final : 24.700€ até aos 33.000€ da versão ensaiada

7 anos de garantia e 10 anos sobre as baterias.

 

 

 

 

 

 

Ler Mais