A Samsung tem investido em soluções tecnológicas, projectos e parcerias com o objectivo de impulsionar a transformação digital das empresas em Portugal.
O mercado global de telecomunicações vive uma transformação significativa com a disponibilização da tecnologia 5G aos utilizadores individuais e às empresas. A implementação da rede 5G em Portugal encontra-se numa fase bastante avançada, sendo o país considerado, neste processo de implementação, um dos líderes na União Europeia. De acordo com a ANACOM, no primeiro trimestre de 2025, a tecnologia 5G já está presente em todos os 308 concelhos do país, em 74,1% do total de freguesias, através de 14 000 estações de base 5G instaladas. Actualmente, 4.3 milhões de utilizadores já utilizam a rede móvel.
Embora a infra-estrutura de rede 5G em Portugal esteja num importante patamar de desenvolvimento, a adesão por parte das empresas ainda apresenta desafios. O progresso tem sido mais demorado do que inicialmente previsto, em particular nas pequenas e médias empresas (PME), em que muitos projectos não geram o retorno esperado, devido à falta de modelos sustentáveis e à falta de talento especializado.
Assim, acelerar a implementação do 5G nas PME torna-se um desafio, pois não depende somente da tecnologia em si, mas também, de outros factores, nomeadamente os custos elevados associados à implementação da tecnologia e a sua complexidade. Além disso, a falta de conhecimento e percepção de valor sobre as vantagens do 5G constitui, também, um desafio que deve ser ultrapassado, assim como deve existir uma estreita colaboração entre entidades governamentais, operadores de telecomunicações e as próprias PME.
Diante desse cenário, a Samsung tem-se dedicado à criação de soluções e inovações tecnológicas que respondem às necessidades das empresas e dos consumidores. A marca tem consolidado o seu posicionamento como uma marca líder no avanço da tecnologia 5G em Portugal, ao impulsionar a transformação digital e a inovação em diversos sectores e áreas de actividade.
REDES PRIVADAS COMO SOLUÇÃO
Perante os desafios implicados na implementação do 5G em Portugal, a Samsung tem desenvolvido soluções de redes privadas, tanto baseadas em 4G LTE, como em 5G. As redes são infra-estruturas destinadas a empresas e sectores que procuram uma conectividade rápida, segura e adaptada às especificidades de cada negócio. Ao optarem por redes privadas, as organizações conseguem reduzir os riscos das redes públicas, beneficiando de um maior controlo sobre as suas operações, além de garantir maior fiabilidade e desempenho.
Todos os operadores nacionais olham com especial atenção para estas soluções, sendo que alguns casos mereceram já reconhecimento, como foi o caso da rede privada da Cimpor – recentemente premiada com o ICCA (Internacional Critical Communication Award) e mostrando como estas soluções estão a ser introduzidas com sucesso em ambientes industriais, permitindo optimizar a produção, melhorar a segurança e aumentar a eficiência. Esta rede privada proporciona à Cimpor uma conectividade sem fios de elevada qualidade, rapidez e segurança, suportando a ligação de inúmeros dispositivos no chão de fábrica com menor latência e maior capacidade de tráfego de dados.
Entre os sectores que mais se destacam na adopção de redes privadas 5G, está a Indústria 4.0, pioneira na sua implementação. Nas fábricas, as máquinas, robôs e sensores são controlados de forma automática e em tempo real, optimizando a produção e a sua eficiência. Para além disso, as redes privadas também têm sido aplicadas em complexos de escritório e universidades, modernizando os serviços de internet, normalmente fornecido por rede com fios ou Wi-Fi. Este tipo de infra-estrutura permite expandir a cobertura de internet por todo o campus e instalações internas, garantindo uma conectividade mais robusta e de alta performance.
No sector público, especialmente nas instalações militares ou zonas industriais nacionais, as redes privadas têm sido amplamente adoptadas devido à necessidade de garantir altos níveis de segurança nas instalações. Entre as soluções destaca-se a monitorização aérea com drones, vigilância em tempo real, análise inteligente de vídeos e patrulhamento de robôs. Além disso, no sector da energia, as redes privadas são utilizadas para garantir uma produção e distribuição de energia mais eficiente, bem como aumentar a segurança do colaborador e a eficiência operacional, através de aplicações inteligentes que permitem a monitorização em tempo real.
A Samsung tem investido em soluções que facilitam a implementação dos serviços 5G pelas operadoras, sem a necessidade de grandes investimentos em hardware. Um exemplo concreto é o Network Slicing, uma tecnologia que divide uma rede de telecomunicações em várias fatias, cada uma com características únicas, adaptadas para diferentes tipos de serviço. Integrada na plataforma Samsung Knox Suite, a tecnologia proporciona uma gestão eficiente dos dispositivos móveis, oferecendo maior flexibilidade e optimização dos recursos. Com isso, as organizações podem garantir a protecção dos seus dados e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade e a performance dos seus dispositivos.
PARCERIA SAMSUNG E NVIDIA
A Samsung tem feito progressos tecnológicos com a integração da inteligência artificial nas Redes de Acesso de Rádio (RAN). Em parceria com a NVIDIA, empresa reconhecida pela inovação no desenvolvimento de unidades de processamento gráfico, a Samsung visa impulsionar o desenvolvimento das redes móveis 5G e, futuramente, o 6G.
A colaboração permite integrar soluções de hardware com o software e a experiência de redes móveis da Samsung, utilizando as GPU e as suas plataformas de computação para acelerar o processamento de dados dentro das RAN, permitindo, assim, executar tarefas mais complexas de forma eficiente.
Esta parceria reforça o compromisso da Samsung em expandir seu ecossistema tecnológico e diversificar as plataformas de computação. Ao integrar as soluções da NVIDIA, a Samsung fortalece sua oferta e avança significativamente nos campos da inteligência artificial, computação e processamento de dados.
A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA
No que respeita à Cibersegurança, a Samsung colabora com várias agências governamentais de segurança em todo o mundo, assim como as maiores empresas tecnológicas e mundo académico para desenvolver e fortalecer a sua plataforma Samsung Knox, que protege smartphones e tablets da marca com encriptação end-to-end, arranque seguro e detecção de ameaças em tempo real, salvaguardando dados de empresas e utilizadores individuais.
O 5G é igualmente um motor para a expansão da Internet das Coisas (IoT), ao permitir a ligação simultânea de biliões de dispositivos com baixa latência e elevada fiabilidade, fundamentais para áreas críticas como automação industrial, cidades inteligentes e saúde conectada. Em Portugal, a IoT já tem aplicações em sectores como agricultura, energia e segurança pública, promovendo inovação e eficiência.
A Samsung desempenha aqui um papel de destaque, oferecendo um ecossistema alargado de soluções para consumidores e empresas. Através da plataforma SmartThings, integra electrodomésticos inteligentes, wearables e dispositivos de vários fabricantes, assegurando interoperabilidade e uma experiência de utilização simplificada. No sector industrial, disponibiliza soluções para fábricas inteligentes, cadeias de abastecimento e automação, ajudando as organizações a reduzir custos e optimizar processos.
O CAMINHO PARA O 6G
Embora os desafios para a implementação do 5G ainda sejam uma realidade, os projectos inovadores, a colaboração em iniciativas governamentais e os investimentos contínuos da Samsung têm sido fundamentais para posicionar Portugal como um importante desbloqueador de todo o potencial do 5G. Uma abordagem que permite ao País construir um ecossistema digital, resiliente e preparado para um futuro mais conectado do que nunca e que irá marcar o início de uma nova geração de rede móvel.
Em paralelo, a Samsung encontra-se focada em criar e definir os padrões e tecnologias que irão moldar o futuro da rede móvel: o 6G. Apesar da tecnologia estar numa fase inicial, a empresa encontra-se bastante activa no processo de pesquisa e desenvolvimento da próxima geração de conectividade, com o investimento em tecnologias emergentes como a inteligência artificial, na forma como pode contribuir para a implementação do 6G; o estabelecimento de projectos e parcerias com outras empresas e organizações, como por exemplo, a participação no 6G Forum, uma plataforma dedicada à discussão e troca de ideias com o objectivo de definir directrizes, protocolos e padrões com vista à aceleração do futuro da conectividade.
A Samsung reconhece também que, para que o 6G se torne uma realidade, será necessário que exista um esforço de colaboração entre a indústria, academia e estruturas governamentais.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Comunicações e Redes (5G)”, publicado na edição de Setembro (n.º 234) da Executive Digest.














