Sabe quanto tempo passa no telemóvel?

Em média, passamos 3 horas e 15 minutos por dia a olhar para o telemóvel. Quem o diz é o RescueTime, software que monitoriza a actividade de utilizadores de equipamentos móveis e que analisou o comportamento de 11 mil pessoas. Olhando para lá da média, verifica-se que 20% dos utilizadores passa 4,5 horas com o telemóvel na mão, seja a pesquisar, explorar as rede sociais, ver o email ou falar com alguém, entre outros.

O RescueTime considera que o telemóvel se transformou numa espécie de manta de segurança dos dias modernos. Aquele cobertor que as crianças (neste caso, adultos) transportam para todo o lado para se sentirem seguros. É, por exemplo, a solução para colaboradores stressados com algum projecto e que encontram no Instagram um escape momentâneo.

Porém, o RescueTime alerta que o problema não está somente no número de horas. É preciso ter em consideração também o número de vezes em que se pega no telemóvel, mesmo que por apenas alguns segundos. De acordo com a análise deste software, mudanças de contexto prejudicam a produtividade ao abrandar o ritmo de trabalho.

Além disso, o RescueTime descobriu que os utilizadores passam mais tempo nos seus telemóveis durante a semana do que durante o fim-de-semana. Das 58 vezes que olhamos, em média, para o telemóvel, 30 vezes dizem respeito a horas de trabalho.


Comentários
Loading...