Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Os Bancos Centrais voltam a entrar em cena durante a próxima semana, com destaques para o Banco Central da Nova Zelândia (RBNZD) e para a Reserva Federal Americana.

A Nova Zelândia tem vindo a conduzir a gestão da pandemia melhor do que a maior parte dos países ocidentais, com a recuperação da atividade económica a revelar-se francamente satisfatória. Ao longo dos últimos meses, muitos analistas especulam que o Banco poderá começar a fazer alterações na atual política monetária. Embora não se espere que a reunião de quarta-feira possa provocar grandes alterações, a conferência de imprensa será acompanhada com atenção por parte dos investidores e analistas.

Ainda durante a sessão de quarta-feira serão divulgadas as minutas da última reunião da FOMC. Os últimos dados macroeconómicos divulgados sobre o mercado de trabalho e sobre a inflação começam a pressionar a Reserva Federal para eventuais alterações sobre a atual política monetária. As divergências entre os membros da Fed também têm aumentado, e começam a surgir rumores de que o programa de compra de ativos possa começar a ser reduzido no final deste ano. Os mercados estarão, assim, atentos às declarações de Powell após a divulgação das minutas da última reunião.

Além disso, durante a próxima semana também serão divulgados vários dados macroeconómicos. O destaque vai para as vendas a retalho nos EUA, que serão divulgadas logo na segunda-feira; dados sobre a inflação no Reino Unido e no Canadá na quarta-feira, em conjunto com a decisão sobre as taxas de juro por parte do RBNZD no mesmo dia. A semana termina com os dados sobre o mercado de trabalho na Austrália que serão divulgados na madrugada de quinta-feira.

 

Henrique Tomé, Analista XTB

Ler Mais





Comentários
Loading...