«PME em toda a Europa aumentaram as suas vendas online em cerca de 29% de Março a Outubro de 2020»

A Mollie nasceu em 2004 e tem por objectivo permitir que as empresas com negócios e-commerce recebam pagamentos dos seus clientes de uma forma integrada e simples. Falámos com Diogo Antunes, Senior Engineering Manager da Mollie.

 

Diogo Antunes, Senior Engineering Manager da Mollie

Quais os factores de diferenciação do sistema de pagamentos da Mollie?

Ao aderirem ao serviço da Mollie, os comerciantes podem integrar rapidamente todos os principais métodos de pagamento usando um plugin gratuito, ou construir o seu próprio método de pagamento com a nossa robusta, mas simples, API. Em termos simples, os clientes podem desfrutar de uma boa experiência de pagamentos online e podem fazer o checkout com o seu método de pagamento preferido, o que faz toda a diferença, uma vez que ajuda os nossos clientes a crescerem de forma mais rápida do que os seus concorrentes.

A chave do sucesso da Mollie é trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros globais e locais com o objectivo de oferecer às empresas uma experiência ininterrupta – desde parceiros de e-commerce e Softwares as a Service (SaaS)a agências digitais.

 

De que forma os serviços da Mollie ajudam o processo de transformação das pequenas e médias empresas?

O nosso objectivo é democratizar os serviços financeiros digitais para todos, à medida que ajudamos os nossos clientes a atingir os seus objectivos. Desta forma, procuramos que os nossos serviços sejam honestos, com preços transparentes e sem termo definido.

Além disso, acreditamos que uma abordagem local, quando se trata de pagamentos e dos nossos clientes, é a forma mais eficaz de os ajudar. Na Mollie fazemos uma pesquisa local sobre os métodos de pagamento mais relevantes, de modo a que o serviço seja adaptado às necessidades locais, e criamos equipas de apoio que comunicam na sua língua materna.

Desta forma, podemos dizer que a Mollie, através do seu serviço personalizado e da proximidade com os seus clientes, ajuda as empresas de pequena e média dimensão a evoluírem, permitindo que estes cresçam de uma forma mais rápida do que os seus concorrentes.

 

A pandemia aumentou a procura pelos serviços de pagamentos online?

A pandemia da COVID-19 veio demonstrar a importância que o e-commerce tem para as empresas, em especial para as de pequena e média dimensão. Sem a venda online de produtos, muitos negócios ficariam sem conseguir sobreviver.

O aumento do e-commerce veio, consequentemente, aumentar a procura de serviços online que facilitassem as transações entre o cliente e a empresa. A Mollie ajudou os seus clientes a atingir os seus objectivos e a crescer durante a pandemia.

Com base numa investigação independente concluímos no início deste ano que, em média, as pequenas e médias empresas em toda a Europa aumentaram as suas vendas online em cerca de 29% no período de Março a Outubro de 2020, em comparação com o mesmo período em 2019. Analisando os nossos próprios dados para o mesmo período de tempo, os clientes da Mollie aumentaram as suas vendas em quase 40%.

 

Que objectivos tem a empresa em Portugal?

O nosso foco, neste momento, é instalar o Centro de Desenvolvimento em Lisboa, uma vez que consideramos que o ecossistema português tem uma excelente e diversa oferta de talento tecnológico. Acreditamos que esta oferta nos irá permitir continuar a responder às necessidades dos nossos clientes e a desenvolver novos produtos.

Em Junho, com o anúncio da ronda série C de investimento, anunciámos a ambição de expandir para toda a Europa e além das suas fronteiras. Assim sendo, temos a intenção de lançar o nosso serviço em Portugal nos próximos anos, é apenas uma questão de avaliar a melhor altura.

 

Receberam a certificação de Great Place to Work em Amsterdão. De que forma estão a trabalhar para um reconhecimento equivalente em Portugal?

A Mollie tem uma cultura muito especial e jovem, o que se reflete no nosso escritório em Amesterdão. À medida que vamos crescendo, continuamos empenhados em construir um local de trabalho que seja inclusivo, divertido e acolhedor. É este pensamento aliado à diversidade que queremos trazer para o nosso escritório em Lisboa.

Uma vez que a diversidade e inclusão são uma das nossas principais prioridades, estabelecemos como objectivo tornar o nosso novo escritório um exemplo no sector fintech, através do aumento da representatividade de mulheres nas nossas equipas de desenvolvimento.

A empresa tem três valores que transcendem os produtos que desenvolvemos, a forma como acompanhamos os nossos clientes e nossa cultura: to be loved, na medida em que fazemos parcerias com os nossos clientes e ajudamo-los a crescer, to be bold, estamos sempre a experimentar coisas novas e não temos medo de falhar e to be authentic, no sentido de sermos transparentes e de procurarmos o que é melhor para os nossos clientes e para as nossas pessoas.

No escritório em Lisboa, procuraremos que os nossos valores e a nossa preocupação com o bem-estar e desenvolvimento de cada colaborador se reflitam tornando o novo centro de desenvolvimento num excelente local para trabalhar (Great Place to Work).

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