Gestão de créditos
Uma gestão optimizada da tesouraria é vital para as empresas, sobretudo em momentos como o actual, em que os negócios enfrentam mais desafios e incertezas. É necessário gerir com simplicidade, mas com eficácia.
Por Nuno Francisco, Head of Portugal do BFF Banking Group
BFF Banking Group apresenta soluções especializadas na gestão de créditos, focando-se numa gestão mais eficaz e na agilização do processo de cobrança. Enquanto especialistas na gestão de créditos para fornecedores das Administrações Públicas, é fundamental atingirmos os objectivos pretendidos pelos nossos clientes e desbloquear a liquidez das empresas. Apresentamos alguns conselhos práticos que o BFF promove na sua oferta, e que são úteis para a gestão de qualquer tesouraria.
1) ACOMPANHE TODO O CICLO DE VIDA DOS SEUS CRÉDITOS
O acompanhamento dos seus créditos deve ser contínuo e consistente, não procure uma recuperação imediata apenas quando o valor do crédito já lhe é imprescindível. O acompanhamento deve iniciar-se logo após emissão da factura. Verifique regularmente o seu extracto de conta para identificação dos créditos saldados e dos que se encontram ainda em aberto. Desde a facturação ao momento em que o crédito é liquidado, assim como em todas as fases intermédias, é fundamental assegurar a precisão de todo o processo e um acompanhamento e reporte minucioso das acções aplicadas, com vista à recuperação do crédito. Para a simplificação de todo o processo, digitalize toda esta informação. Existem várias plataformas que permitem às empresas gerir em detalhe a sua facturação, incidências sobre facturas emitidas e todo o processo de recuperação e acções aplicadas. No BFF Banking Group dispomos de uma plataforma que permite aos nossos clientes verificar o estado de cada factura, identificar incidências e gerir a sua carteira.
2) MONITORIZE O DESEMPENHO DOS CRÉDITOS E ESTABELEÇA ANÁLISES DE RENTABILIDADE DAS SUAS TRANSACÇÕES
Com o acompanhamento de todo o ciclo de vida do crédito é não só fundamental registar o tempo médio de pagamento de cada um dos seus clientes medido pelo critério de PMP (prazo médio de pagamento), como também procurar estabelecer um padrão de análise que lhe permita verificar se a transacção é rentável ou não de um ponto de vista financeiro.
Um dos aspectos primordiais será entender se o valor de transacção vs. o tempo e recursos necessários para a recuperação do crédito são compensatórios para a sua tesouraria. Uma boa análise de risco é assim fundamental para garantir que estabelece relações comerciais eficientes e proveitosas. Dê prioridade à recuperação dos valores mais elevados primeiro, focando-se depois na cobrança de valores mais baixos. Semanalmente, produza uma análise da antiguidade da sua carteira de créditos. Utilize as suas reuniões periódicas para definir próximos passos no processo de recuperação do crédito, se identificar processos críticos para a empresa. Saiba quando escalar o processo de recuperação e defina um plano de actuação para recuperações mais difíceis. Uma das soluções que pode dar-lhe mais garantias da rentabilidade de cada transacção pode passar pela adopção de valores mínimos por transacção, isto é, estabelecer um valor mínimo de encomenda/para prestação de serviço para garantir que o processo de recuperação – que poderá ou não ser demorado – tem um impacto mais residual na sua tesouraria.
3) DEFINA A SUA POLÍTICA DE CRÉDITO E DE RISCO
Que tipo de negócio gere? Tendencialmente, empresas, cujas margens de lucro por cada transacção tendem a ser elevadas, podem contar com políticas de recuperação mais amplas, enquanto empresas, cujas margens são relativamente baixas, necessitam de processos de recuperação mais ágeis para que a tesouraria se mantenha equilibrada. Definir uma política de crédito e de risco é fundamental para assegurar um processo de recuperação linear e eficiente. Esta política deve incluir linhas de procedimento para cada fase de gestão do crédito e prever as situações mais complexas que possam surgir na recuperação de um crédito.
Precisa de acautelar a recuperação de um valor muito elevado referente a alguma transacção? O seguro de crédito pode ser uma boa opção para estas situações e protege a entidade fornecedora no caso de uma insolvência, por exemplo. Também os próprios acordos comerciais devem assegurar referências com vista à política de pagamento da empresa. É vital assegurar desde o início uma comunicação clara das condições de pagamento e o cumprimento das mesmas.