Recebeu uma mensagem da Galp no Whatsapp? É fraude

A Galp alertou esta sexta-feira para uma tentativa de phishing, ou seja, uma fraude informática enviada por mensagem privada através do Whatsapp, que pretende obter dados pessoais dos utilizadores, aproveitando-se da imagem da empresa, mencionando uma «ajuda para todos aqueles que precisam de ir para o trabalho e estudar».

A empresa deixou um comunicado no seu site oficial, onde apela a que todos os clientes que possam ter recebido a mensagem, enviada a partir de hoje, a apaguem «e não reencaminhem» para qualquer contacto, uma vez que é falsa. A Galp sublinha ainda que «não solicita dados financeiros ou pessoais por e-mail e comunica com os seus clientes apenas através dos seus canais oficiais, para os diversos serviços que presta», pode ler-se na nota.

Ao clicarem no link que consta no Whatsapp, os clientes vão parar a um site fraudulento, com uma indicação, que diz: «sem espaço de armazenamento para o petróleo produzido, Galp inicia programa de doação de combustível», um facto que é totalmente falso, segundo a empresa.

Em menos de uma semana, esta é a segunda vez que acontece uma situação semelhante. Há dois dias, a 20 de Maio, a empresa deixou um outro alerta de fraude informática, desta vez enviada através de e-mail e com fim de obter os «ilicitamente dados financeiros» dos utilizadores.

Também nesta situação a Galp escreveu no seu site: «Caso tenha recebido este e-mail e tenha introduzido os seus dados bancários, sugerimos que contacte imediatamente a sua instituição bancária e as autoridades da sua área».

Contactada pela ‘Executive Digest’ a Galp referiu que tanto na quarta-feira como esta sexta-feira, foi «posto em prática de imediato um plano de acção para deitar abaixo estes sites», por parte da equipa da própria empresa «em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)».

A empresa revela ainda que na situação de dia 22, a equipa conseguiu desmantelar a fraude no próprio dia, quanto a hoje, ainda não têm reporte da informação.

 

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...