Randstad Insight: O influencer discreto

Por Pedro Empis | Operational Talent Solutions Director, Randstad Portugal

Não controlamos nada, mas influenciamos tudo. Há dias deparei- -me com esta frase, que me levou a uma reflexão sobre o que significa e que impacto tem a liderança nos dias de hoje. Conduzir uma equipa para a obtenção de resultados de forma sustentável será uma boa definição de liderança? De facto, é esse um dos principais objetivos que uma empresa, ou mesmo um país, terá em mente ao selecionar ou eleger os seus líderes. Mas a forma como estes exercem essa liderança para alcançar objetivos faz toda a diferença, definindo invariavelmente se o sucesso é de curto ou de longo prazo. Os líderes que tudo querem controlar e não se focam no desenvolvimento das suas equipas e no aumento da sua autonomia, acabam por impedir o seu progresso, o que é o mesmo que dizer que as suas organizações ficam dependentes e não se renovam, o que é um obstáculo ao crescimento.

Uma das principais responsabilidades de um líder é precisamente o desenvolvimento da sua equipa, tendo em vista a criação de novos líderes. O exemplo, o espaço para o erro, a responsabilização, a exposição a ambientes desafiantes ou a mentoria são ferramentas que permitem fazer crescer as pessoas, dando-lhes liberdade para criarem o seu próprio conceito de liderança. Nos dias de hoje, temos ainda pessoas que passam menos tempo no escritório do que provavelmente necessitariam para se poderem desenvolver e ser desenvolvidas, o que a prazo, estou convicto, irá provocar frustração pelo facto de não terem evoluído tão rapidamente como a velocidade dos negócios exige.

O líder de hoje deve funcionar como um influencer discreto, um paradoxo em si mesmo, mas muito real. Precisamos de líderes que sejam uma referência para as suas pessoas, mas que sejam o suporte para o seu crescimento, dando-lhes palco e autonomia, mas mantendo um apoio que lhes garanta a segurança para fazerem o seu caminho. A maior parte das pessoas fala de experiências passadas em empresas sempre na ótica dos líderes que aí tiveram e essa é, só por si, uma enorme responsabilidade dos líderes. É a sua atitude que em grande medida define o employer brand das empresas que representam e, nos dias de hoje, esse é um fator absolutamente crítico na capacidade para atrair o melhor talento, para atrair os líderes do futuro. Os Líderes são realmente importantes, a sua influência é muito importante!

Artigo publicado na Revista Executive Digest n.º 223 de Outubro de 2024






Comentários
Loading...