A medida surge em resposta a um crescente número de incidentes envolvendo peões em Boadilla del Monte, município nos arredores de Madrid.

As autoridades locais decidiram assim reforçar a fiscalização sobre as bicicletas, podendo agora multar ciclistas que circulem a mais de 20 km/h nas vias de circulação da região.
Segundo o jornal El Espanhol, a medida pode chegar a outros municípios de Espanha, onde o uso das bicicletas registou um aumento exponencial no pós-confinamento da pandemia Covid-19.
De acordo com as autoridades locais, a sanção não inclui a perda de pontos na carta de condução, desconhecendo-se no entanto o valor exato da multa a aplicar a quem infringir o limite de velocidade.
Recorde-se que em 2018, um ciclista foi multado em 100 euros quando circulava a 59 km/h numa estrada em Port de l’Orenet, Valência (a velocidade máxima era de 50 km/h).
El que avisa no es traidor, estamos realizando controles de #velocidad (radar) 🚔👮♂️📝.
Respeta las normas 👮🏻👍
En el monte de #Boadilla las "bicis" no pueden superar los 20 km/h y los peatones tienen prioridad dentro del mismo.#Noesporlamulta pic.twitter.com/R5vaRbXrs2— Policia de Boadilla (@policiaboadilla) June 16, 2020













