Saiba como usar o Threads sem correr riscos

Por Pedro Viana, Diretor de Pré-venda da Kaspersky para Portugal e Espanha

O aparecimento de uma nova rede social criou rapidamente o desejo de explorar algo novo, partilhar textos, imagens e vídeos, enquanto se interage com milhares de milhões de outras pessoas. Mas, antes de se registarem, todos os utilizadores do Threads devem reservar alguns minutos a estudar as novas ferramentas que esta interação social proporciona.

Recentemente, o Threads apresentou uma nova versão web, que permite finalmente aos utilizadores a pesquisa por conteúdos e a utilização de outras funcionalidades a partir de qualquer um dos seus dispositivos desktop. De acordo com dados da Similarweb, a rede social Threads tem, hoje, uma audiência mensal de 13,2 milhões.

Mas é imprescindível saber como utilizar esta rede social de forma segura, de forma a proteger os dados pessoais e evitar os esquemas de burla que tantos estragos fazem por todas as redes sociais.

Desde logo, é importante conhecer bem as definições de segurança. O Threads oferece uma verificação de segurança, que é uma funcionalidade onde se mostram os principais dados relacionados com a segurança das contas do Threads, do Instagram ou do Facebook.  Reflete os atuais endereços de e-mail ligados, números de telemóvel, a última vez que a palavra-passe foi alterada e se a autenticação de dois fatores (2FA) está ativada ou não.

Depois, a importância de configurar a autenticação de duplo fator. O Threads está ligado ao seu perfil do Instagram e utiliza os mesmos detalhes de registo, pelo que deve lembrar-se: uma palavra-passe dá acesso a duas contas! É sempre mais seguro utilizar a 2FA como uma camada de segurança que protege as contas contra o acesso não autorizado. Os gestores de palavras-passe modernos e fiáveis também podem gerar e armazenar passwords únicas para a 2FA, pelo que não é necessário instalar e utilizar uma solução separada para a autenticação.

Outra coisa que é muito importante saber antes de aderir a mais uma rede social. É impossível eliminar apenas a conta do Threads! O perfil do Instagram ligado também será eliminado, uma vez que os utilizadores só conseguem desativar as suas contas, o que significa que todos os seus dados serão ocultados de outros utilizadores da rede social. Assim, em termos práticos, não é muito diferente da eliminação. Assim, o máximo que podem fazer é ir a Definições -> Conta -> Desativar perfil e escolher Desativar perfil Threads.

Quanto à privacidade, é possível limitar os utilizadores que o podem contactar: silenciar, restringir ou bloquear.  Em todos estes casos, nenhum dos seus contactos indesejados será notificado das suas ações.

Se não quiser ver as mensagens de alguém, pode silenciar o utilizador. Se não quiser receber notificações da atividade de alguém, como gostos, respostas, etc., pode restringir o utilizador. Se bloquear um utilizador, este não conseguirá encontrar o seu perfil ou conta – a lista de utilizadores bloqueados é partilhada entre o Threads e o Instagram. Para silenciar, restringir ou bloquear alguém, vá ao respetivo perfil, clique nos três pontos no canto superior direito e selecione a ação.

Para reforçar o nível de privacidade na sua conta Threads, pode monitorizar e definir quem o pode mencionar nas mensagens com o símbolo “@”. Além disso, o Threads está a tentar combater a linguagem ofensiva, pelo que os utilizadores podem filtrar a linguagem ofensiva nas respostas às suas mensagens. A plataforma oferece várias ferramentas, como a filtragem automática com listas incorporadas ou a adição manual de frases e palavras específicas.

Em suma, vale sempre a pena lembrar que as fugas de dados, as invasões de contas, a recolha de marketing e a análise dos dados dos utilizadores, nem sempre inofensiva, são comuns hoje em dia. Para minimizar o risco de se tornar uma vítima de outro precedente e não aumentar a sua pegada digital em grande escala, é necessário estudar os termos de um novo serviço antes de o subscrever, e isso inclui a nova rede social Threads.

Ler Mais