Os cínicos que falam dos jovens e da sua falta de oportunidade em Portugal

Opinião de Nelson Pires, General Manager da Jaba Recordati

Estou atónito com algumas pessoas que criticam a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista da AD para as eleições Europeias. Não por questões políticas mas sociais. Estes são os mesmos que criticam cinicamente a falta de oportunidades do país para uma geração em que temos os jovens mais bem preparados de sempre. E a crítica a Bugalho é que é muito jovem e não tem experiência política. Cinicamente referem sempre que apesar de estar muito bem preparado, ser inteligente, ter “killer instinct” (ou seja interpretar e dizer na hora o que pensa), mas só tem 28 anos! Esquecem-se (ou pior, desconhecem) que Pedro Nuno Santos foi deputado aos 28 anos, Luís Montenegro com 29 anos e Mariana Mortágua com 26 anos. A renovação geracional tem de acontecer. na sociedade e na política! E renegar esta evidência, como alguns comentadores, “opinadores” e “velhos do Restelo” fazem, é criar um “visto gold” para os nossos jovens partirem e irem aproveitar as oportunidades noutros países. A nossa fuga de cérebros não se dá apenas por falta de condições financeiras mas também por falta de perspectiva futura.

A outra crítica contundente é a de Bugalho não ter experiência política. Bem sei que provavelmente não fez parte das juventudes partidárias mas ainda bem, pois os “boys” estão normalmente pouco preparados para a vida real, longe dos partidos. Já agora, não é mesmo isso que criticamos? O afastamento da sociedade da vida política e por isso “são sempre os mesmos”… ser político é como que um atestado de “carreirista partidário”? Aqui não! Este jovem tinha uma outra vida, fora da política. É jornalista. Mas até nisso esta crítica é injusta pois Bugalho já foi candidato pelo CDS nas legislativas de 2019.

Finalmente sendo uma escolha arriscada de Montenegro, mostra que este tem coragem e estratégia. Quer cativar os jovens que estão a “fugir” para o voto nos liberais ou no “Chega”. Por isso colocou uma jovem de 27 anos a discursar no parlamento no dia 25 de Abril. Para mostrar que este dia deve ser importante para todos, foi feito para os jovens da altura e de hoje, e não apenas para o sistema instalado.

A coragem é porque Bugalho é a sua escolha, que será a sua vitória ou a sua derrota! Seria mais fácil escolher Rui Moreira, se corresse mal era “uma derrota a dois”! Mas não…

Por tudo isto, quando estes críticos cínicos mencionarem que Portugal não dá oportunidades aos jovens, deviam ouvir a célebre frase do anterior Rei de Espanha dirigida a Hugo Chávez, numa conferência, quando este interrompia constantemente o PM Espanhol Zapatero em 2007: “¿porque no te callas?”

Ler Mais