A única via

Por Ricardo Florêncio

Já é tema recorrente, e quase redundante, estarmos sempre a afirmar que o próximo ano será desafiante. Mas não deixa de ser verdade. E 2024 será mesmo um ano muito desafiante. Com todos os acontecimentos que têm acontecido na Europa, no Mundo, mas também com as circunstâncias especiais com que no deparamos hoje em Portugal. E, se por um lado, as empresas, gestores e empresários já demonstraram uma grande capacidade de resiliência, e de continuar a desenvolver as suas actividades em ambientes e contextos adversos, por outro, numa economia com as características da nossa, o Estado, as suas acções e opções, têm um grande impacto na nossa economia, e na nossa sociedade. E há um conjunto de temas em que o Estado é chamado a definir as grandes linhas de orientação, as regras ou os investimentos estruturais.

O único caminho para sairmos da situação actual, e fazer face aos inúmeros desafios que temos, é pelo crescimento da nossa economia. Não há outro. A nossa economia tem de crescer. E esse crescimento é realizado pelas empresas, pelo valor e pela riqueza produzida pelas empresas.

Será muito conveniente que os partidos políticos, e os seus responsáveis, tenham isso em atenção, com a apresentação de propostas de medidas e acções concretas, que se propõem implementar, agora que estão a delinear os seus programas eleitorais.

Editorial publicado na revista Executive Digest nº 214 de Janeiro de 2024