Como o setor da intermediação de crédito pode ajudar a promover a literacia financeira e a renegociar os créditos habitação

Por Orlando Teixeira, Intermediário de Crédito MaxFinance Portugal

Hoje em dia, a intermediação de crédito ainda é uma atividade económica pouco conhecida, mas de elevado valor acrescentado para a sociedade, que visa promover a melhoria da literacia financeira das pessoas e famílias, na gestão das suas finanças, na relação com o sistema bancário, com as suas necessidades de financiamento e a gestão dos seus créditos. É uma área complexa que necessita de especialistas credíveis para apoiar as pessoas de forma imparcial e transparente, proporcionando a melhoria do seu bem-estar e das suas finanças pessoais.

Assim sendo, a intermediação de crédito é um negócio fundamental dos tempos modernos, um passo inovador no sistema financeiro, que precisa cada vez mais de empreendedores para levar a cabo esta missão tão importante para a estabilidade da sociedade. É um desafio gerir a imagem, reputação, credibilidade e confiança das instituições financeiras que são os pilares do sistema financeiro, com o apoio de organizações experientes como a MAXFINANCE Portugal, que está a criar uma rede de intermediários de crédito para responder a este novo desafio.

Mas o sucesso desta área emergente, protagonizado pelos intermediários de crédito, terá de seguir necessariamente o exemplo de grandes empreendedores, para alcançar os objetivos preconizados. O empreendedorismo, traduz-se em visão, desafio, resiliência, criatividade, crescimento, inovação, estratégia, liberdade e felicidade. No que respeita ao sentimento de realização do empreendedor, reflete-se na concretização de negócio e nos resultados positivos. Outros empreendedores desta área, referem sentimentos de satisfação com a conquista, com o orgulho, com o ser reconhecido, ser uma referência no mercado, atingir a autorrealização e a realização profissional dos seus colaboradores.

Quanto ao seu impacto na sociedade, um projeto de empreendedorismo só faz sentido se trouxer algo de inovador e relevante aos mercados, sendo reconhecido pelos consumidores como tal. Isso significa também aportar um valor diferenciado de produtividade e aumentar o nível e qualidade de vida e bem-estar daqueles que são impactados. Gerar emprego, mais oportunidades de negócio e desenvolvimento económico é o objetivo final. Pretende-se também aumentar a satisfação dos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, criando um círculo virtuoso win-win.

As sociedades só têm evoluído graças à visão e ao esforço deste tipo de empreendedores, quer sejam empresários ou colaboradores, em empresas de maior ou menor dimensão, imprimindo uma dinâmica de querer fazer mais e melhor, com valor acrescentado em termos económicos e de satisfação pessoal e organizacional. E o percurso do setor da intermediação de crédito em Portugal retrata esta capacidade dos seus profissionais, com cada vez mais competências, em prestar um aconselhamento financeiro cada vez mais personalizado e reconhecido pelo seu rigor.

Com a crescente procura de novas soluções de crédito à habitação, o recurso a um intermediário de crédito tornou-se num serviço de consultoria quase obrigatório e uma garantia de imparcialidade na escolha da melhor solução de crédito e instituição financeira. Compete a cada um destes profissionais ajudar os seus clientes a encontrarem as melhores opções de financiamento, de acordo com as suas expetativas, ajustando-as à realidade económica atual. O desafio da intermediação de crédito é conseguir fazer a diferença com os seus clientes, que procuram renegociar ou consolidar os seus créditos, facilitando e simplificando o processo de financiamento.

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