A nossa responsabilidade colectiva: Opinião de Maria João Sales Luís, CEO da Multicare

Mas se é cedo para entendermos todas as suas implicações, já conseguimos perceber que esta situação sanitária, paralelamente à forma como expôs a fragilidade do nosso sistema de saúde, trouxe-nos a consciencialização da importância em cuidarmos de nós e em adoptarmos comportamentos saudáveis. Nunca como hoje houve tanta noção de que esta é uma responsabilidade individual, da qual nenhum de nós se pode egoisticamente demitir, mas que é também uma responsabilidade colectiva, do Estado, das empresas e da sociedade em geral.

Na Multicare, maior seguradora de saúde em Portugal, com mais de 1,1 milhões de clientes, temos plena consciência da responsabilidade que também cabe às seguradoras na construção de um futuro em que evitar a doença e manter a Saúde é a prioridade.

E, para nós, a expressão dessa consciência tem sido forma como ao longo dos anos temos vindo a incorporar mudanças objectivas na forma como olhamos para a gestão do nosso negócio e para a responsabilidade social que temos enquanto empresa.

Há mais de 10 de anos fomos pioneiros ao incorporar nos nossos produtos a prevenção através de políticas activas de rastreamento precoce com a oferta de check-ups personalizados em função do perfil de risco de cada um dos nossos clientes para que possamos actuar cada vez mais cedo na detecção da doença e na intervenção rápida.

Voltámos a ser de novo pioneiros numa decisão estruturante e transformacional que já está a mudar o paradigma dos seguros de Saúde em Portugal: passámos a integrar nas apólices dos nossos clientes o Programa Vitality, um programa mundialmente reconhecido de activação da vida saudável e premiação, de forma prática, da alteração de comportamentos.

Temos uma grande preocupação pela melhoria dos níveis de literacia em Saúde, quer dos nossos clientes particulares, quer dos nossos clientes empresa que estão, com o apoio da nossa plataforma de medicina online e de serviços de bem-estar e melhoria da condição física, a integrar nas suas políticas laborais incentivos reais à adopção de um estilo de vida mais saudável, através do acesso fácil e simples a programas de nutrição, condição física, cessação tabágica, psicologia, a um avaliador de sintomas online para todas as patologias e a consultas médicas de cuidados primários de medicina geral e familiar, pediatria, dermatologia, alergologia, ginecologia obstetrícia, endocrinologia e outras que se seguirão, numa verdadeira responsabilidade partilhada entre cliente e seguradora.

Durante a pandemia sentimos ainda mais essa obrigação colectiva e, embora a prática internacional exclua as pandemias nos seguros de saúde, decidimos continuar a apoiar os nossos clientes colocando ao seu serviço a plataforma de medicina online para consultas e prescrição de testes e exames relativos à COVID-19, pusemos ainda à disposição de toda a população portuguesa o nosso avaliador de sintomas e celebrámos um acordo com a Associação Portuguesa dos Hospitais Privados para o internamento dos nossos clientes a quem seja detectada a infecção por COVID-19.

Na Multicare, que integra o Grupo Fidelidade, sabemos que somos muito mais do que uma seguradora e de que a nossa responsabilidade colectiva se estende muito para além do rigoroso cumprimento dos contratos de seguro a que estamos obrigados. O nosso desígnio é sobretudo contribuirmos para a melhoria do sistema de Saúde em Portugal, promovendo a saúde e combatendo a doença, ajudando a aumentar a esperança de vida, a esperança de uma vida longa com qualidade e plena de sentido.

Artigo publicado na Revista Executive Digest n.º 181 de Abril de 2021

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