De acordo com o Tilt, canal de tecnologia do UOL, a Volkswagen Brasil decidiu apresentar uma alternativa mais prática aos volumosos manuais dos carros. Com recurso a uma app própria e inteligência artificial, a marca alemã tem agora uma solução que interpreta as dúvidas do proprietário e ainda recorre a machine learning para se tornar mais eficiente ao longo do tempo de utilização. O condutor pode colocar as suas dúvidas no smartphone através de digitação de texto ou comandos de voz.
Citado pelo Tilt, Fabio Rabelo, gestor de digitalização da Volkswagen na América Latina, afirma que “a experiência [com o manual do carro] estava ultrapassada. Cada vez mais as pessoas procuram informações em motores de pesquisa, o que não garante 100% de precisão na resposta”. Foram precisos sete meses para implementar o projeto, revela Fabio Rabelo, e “foi preciso entender o seu funcionamento, comprometer diversas áreas, criar uma nova dinâmica e principalmente treinar e ensinar o sistema”.
De acordo com o responsável, este treino envolveu a resposta a nada menos do que 13 mil perguntas, divididas por cada modelo da marca.
Com o novo sistema, o manual do carro, em formato físico, deixa de existir para os condutores brasileiros, sendo substituído pela app. No entanto, quem preferir o método antigo pode continuar a consultar o manual, que é disponibilizado na app em formato PDF.
De acordo com a Volkswagen Brasil, a eficiência da app na resposta às perguntas chega aos 93%. O sistema já está disponível em 15 países na América Latina e poderá chegar à Alemanha.














