Votos da emigração: Chega vai à frente e pode conseguir dois deputados

Com cerca de 140 mil votos das comunidades portuguesas contados, o Chega segue em primeiro lugar no círculo eleitoral da Europa, com 21 mil votos, seguido pelo PS com 17.900 e pela AD com 15.556, avança hoje o Público.

Já no círculo do resto do mundo, quem lidera é a Aliança Democrática (AD) com cerca de 6000 votos, seguida pelo Chega (4300) e pelo PS (3800).

Caso se mantenha esta tendência, o Chega poderá conquistar mais dois deputados: um pelo círculo da Europa e outro pelo círculo fora da Europa.

Este cenário deixaria de fora da Assembleia da República o socialista Augusto Santos Silva, cabeça de lista do PS fora da Europa, já que só a Direita conseguiria eleger neste círculo.

Neste momento, a AD tem 79 deputados, o PS tem 77 e o Chega 48.

Caso a distribuição dos quatro mandatos das comunidades portuguesas se confirme, a AD passará a 80 deputados, o PS a 78 e o Chega a 50.

Os votos dos portugueses residentes no estrangeiro começaram a ser abertos ontem, mas os resultados finais só deverão ser conhecidos amanhã, dia 20 de março. Só depois dos resultados serem conhecidos e das audiências em Belém, é que o novo primeiro-ministro será indigitado pelo Presidente da República.

Ler Mais