Volvo Cars ajuda a criar navio revolucionário e quer transportar carros com energia do vento

A Volvo Cars participa em projeto pioneiro para criar navio de transporte movido a energia eólica. A empresa procura reduzir a sua pegada carbónica e transportar os seus veículos com emissões zero.

Sendo um dos principais emissores de CO2 para a atmosfera é o transporte marítimo, a empresa está a contribuir para a criação do Orcelle Wind, um navio de transporte de veículos exclusivamente movido a energia eólica.

O Orcelle Wind faz parte do conceito Oceanbird que pretende desenvolver navios movidos a energia eólica, de 220 metros de comprimento, que sejam capazes de transportar mais de 7.000 automóveis. Prevê-se que o navio comece a operar até 2027, ajudando a reduzir as emissões de CO2 do setor marítimo até 90%.

Uma tecnologia sueca torna possível alimentar inclusive maiores embarcações pelo vento. A Wallenius e a Alfa Laval uniram forças para fornecer soluções de energia eólica para a indústria naval. As velas de asa rígidas assemelham-se a asas de avião, em vez dos navios altos do passado.

No início do ano a Oceanbird e os parceiros do projeto garantiram um financiamento da Horizon Europe no total de 9 milhões de euros para apoiar a construção de um veleiro RoRo. Nos próximos cinco anos, serão concluídos todos os aspetos de planeamento, construção e operação de uma embarcação movida a vento.

A primeira embarcação com um protótipo de vela de asa em escala real entrará em testes em 2024.

“O financiamento da Horizon Europe EU mostra que o conceito resistiu ao escrutínio das autoridades de financiamento da UE e que eles tiveram confiança para dar seu apoio”, diz Roger Strevens , vice-presidente de Sustentabilidade Global do coordenador do projeto Wallenius Wilhelmsen.

 

Ler Mais