Vídeo: “É preciso desacantonar o turismo”: Líderes dizem que o setor “é a marca que puxa a economia”

É preciso “desacantonar o setor do turismo” para aproveitar em pleno todas as oportunidades que este mercado oferece para Portugal, consideraram José Theotónio, CEO dos grupo Pestana Hotels & Resorts e Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, na XXIV Conferência Executive Digest.

No painel de debate ‘O Turismo hoje e sempre como alavanca da nossa Economia’, José Theotónio sublinhou que “Portugal tem aqui uma sorte, num setor que é globalizado, porque tem vantagens comparativas em relação aos outros países. Temos o melhor clima da Europa, proximidade dos principais mercados emissores, somos um país relativamente pequeno em área territorial mas que é muito diversificado, e por isso conseguimos oferecer turismo de vários segmentos (de ilhas, religioso, praia, cultural, ecoturismo)”, disse responsável.

Já Luís Araújo recusou que o crescimento verificado no setor, nos últimos anos, seja devido a sorte. “A sorte dá muito trabalho, e houve muito trabalho para posicionar o país onde ele está hoje. Crescemos mais de 60%: em 2015 tínhamos menos de metade do que foram as receitas em 2022. Um crescimento que tem sido muito superior a nível de receitas do que em número de dormidas e hóspedes, continuamos é a diversificar mercados.

(Re)veja a mesa-debate, na íntegra.