“Um pequeno passo para as telecomunicações, um grande salto para a humanidade”. Nokia vai lançar primeira rede telefónica na Lua

A Nokia foi contratada pela NASA para construir a primeira estação de telecomunicações no espaço, com a instalação do primeiro sistema de comunicações LTE/4G na Lua.

As inovações do Nokia Bell Labs serão utilizadas para construir e implementar a primeira solução LTE end-to-end ultracompacta, de baixo consumo de energia e com proteção espacial na superfície lunar no final de 2022. A rede vai autoconfigurar-se após a sua instalação e vai estabelecer o primeiro sistema de comunicações LTE na Lua.

Esta nova rede espacial vai fornecer recursos críticos de comunicação para muitas aplicações diferentes de transmissão de dados, incluindo funções vitais de comando e controlo, controlo remoto de rovers lunares, navegação em tempo real e streaming de vídeo de alta definição. “Esses aplicativos de comunicação são vitais para a presença humana de longo prazo na superfície lunar”, explica a Nokia em comunicado.

“Redes de comunicação fiáveis, resilientes e de alta capacidade serão essenciais para apoiar a presença humana sustentável na superfície lunar. Ao construir a primeira solução de rede sem fios de alto desempenho na Lua, o Nokia Bell Labs está mais uma vez a colocar a bandeira do pioneirismo na inovação além dos limites convencionais”, diz Marcus Weldon, diretor de tecnologia da Nokia e presidente do Nokia Bell Labs.

A Nokia explica que a solução foi especialmente projetada para suportar as duras condições de lançamento e aterragem lunar e operar nas condições extremas do espaço. A rede totalmente integrada dá resposta a restrições muito rigorosas de tamanho, peso e energia de cargas espaciais.

Com este projeto, a NASA pretende alavancar estas inovações para o seu programa Artemis, que estabelecerá operações sustentáveis ​​na Lua até o final da década, em preparação para uma expedição a Marte.

Nokia apresenta nova imagem e afasta-se dos telemóveis

Ler Mais