Ucrânia: Vídeos mostram enormes explosões em base aérea russa atacada na Crimeia

Novas imagens divulgadas mostram um violento incêndio no norte da Crimeia após relatos de explosões nas proximidades de uma base aérea militar durante a noite. Os vídeos, amplamente compartilhados nas redes sociais por fontes tanto russas quanto ucranianas, capturam intensos clarões de luz e explosões, com o som de sirenes ao fundo.

Segundo um comunicado de um canal local no Telegram, várias explosões foram ouvidas pouco antes das 4 da manhã, seguidas por um incêndio significativo. De acordo com relatos, as estradas próximas à base aérea foram posteriormente bloqueadas.

Dzhankoy é reconhecida como um importante centro militar, albergando uma das maiores bases aéreas militares sob controlo russo na região da Crimeia. Este aeródromo é vital para as tropas russas, servindo como ponto de conexão para o sul da Ucrânia, que está sob controlo de Moscovo, e para as zonas de combate no continente. A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014.

Informações de inteligência aberta sugerem que as forças russas têm utilizado o aeródromo de Dzhankoy para operações com helicópteros de ataque e sistemas de mísseis antiaéreos. Embora tenham surgido relatos indicando que forças ucranianas possam ter realizado o ataque, até o momento, as autoridades de Kiev não se manifestaram sobre o incidente.

Recentemente, ativistas pró-ucranianos na Crimeia alertaram para uma crescente presença de sistemas de defesa aérea na região, incluindo na base de Dzhankoy. O grupo Atesh destacou que os sistemas de mísseis antiaéreos adicionais em torno do aeródromo não estavam camuflados, sugerindo uma possível preparação para defesa ou operações ofensivas.

Num comunicado divulgado em fevereiro, o grupo de resistência Atesh informou sobre a chegada de novas tropas russas a Dzhankoy, incluindo unidades médicas de combate e indivíduos que pareciam ser membros da organização de mercenários russa, conhecida como Grupo Wagner.

Em março de 2023, a agência de inteligência militar da Ucrânia, GUR, relatou a destruição de um depósito russo de mísseis de cruzeiro Kalibr em Dzhankoy após uma explosão. Segundo Kiev, as forças russas estavam a transportar os mísseis por via férrea quando ocorreu o incidente.

Este episódio marca mais um capítulo na tensão crescente entre Rússia e Ucrânia, com ataques a aeródromos na Crimeia a ocorrer no meio de uma uma guerra contínua que já dura mais de dois anos. Em eventos anteriores este ano, a força aérea ucraniana afirmou ter realizado ataques de mísseis no aeródromo de Belbek, próximo à cidade portuária de Sevastopol, na parte oeste da Crimeia.

Em agosto de 2022, uma série de explosões na base aérea de Saky, no oeste da Crimeia, resultou em danos significativos a várias aeronaves de guerra russas estacionadas no local.

Ler Mais