Ucrânia destrói sistema de radar russo de última geração, avaliado em quase 100 milhões de euros

As forças armadas ucranianas terão neutralizado com sucesso um sistema radar de longo alcance russo situado além das fronteiras ucranianas, conforme relata a imprensa local. Este episódio marca mais um ataque da Ucrânia a infraestruturas de Moscovo destinadas a monitorizar posições e movimentações das tropas de Kiev.

De acordo com informações de várias fontes ucranianas, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) teria direcionado o seu foco para um radar Nebo-U russo de última geração, na região de Bryansk, que faz fronteira com o nordeste da Ucrânia.

Para o ataque, as forças ucranianas terão utilizado sete drones kamikaze, levando à inoperacionalidade do sistema, segundo fontes do SBU citadas pelo The Kyiv Independent.

O equipamento visado, avaliado em mais de 100 milhões de dólares, mais de 90 milhões de euros, conforme indicam os meios de comunicação ucranianos, soma-se a relatos de outra perda do mesmo tipo de radar Nebo-U na região de Belgorod, na Rússia.

A Ucrânia tem divulgado regularmente ações contra sistemas radar russos, nomeadamente tendo anunciado que atingiu um sistema Nebo em setembro de 2023 e novamente em novembro do mesmo ano.

Ao desativar estes sistemas, a Ucrânia ganha vantagem estratégica ao ocultar movimentos e posições das suas forças da observação de Moscovo.

O impacto da neutralização do Nebo-U dificulta a deteção de alvos aéreos ucranianos por parte das forças russas, conforme avançam fontes ucranianas.

“Esta inoperacionalidade dos radares russos é um trunfo estratégico para as nossas forças, facilitando ações de reconhecimento, lançamento de drones e a otimização do uso da aviação militar”, adianta uma fonte ao Kyiv Post.

James Black, do grupo de pesquisa de Defesa e Segurança do think tank RAND, sublinhou à Newsweek em novembro a tendência de ações ucranianas contra radares russos, considerando-as de elevada importância estratégica.

Ivan Stupak, consultor do comité parlamentar de segurança, defesa e inteligência da Ucrânia, afirmou à mesma revista que a neutralização de radares russos é uma das prioridades de Kyiv.

Recentemente, em meados de fevereiro, o GUR, serviço de inteligência militar ucraniano, anunciou a destruição de uma estação radar Kasta-2E2 russa próxima da fronteira. Este sistema poderia detetar alvos ucranianos a uma distância de até 150 quilómetros, abrangendo as regiões de Kharkiv e Sumy, na fronteira, e as regiões russas de Kursk e Voronezh.

Ler Mais