Ucrânia acusa Rússia de ter colocado “objetos estranhos, semelhantes a explosivos” na central nuclear de Zaporizhia

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia acusou esta terça-feira a Rússia de ter colocado “objetos estranhos, semelhantes a explosivos” nos terceiro e quarto reatores de central nuclear de Zaporizhia.

“A sua detonação não se destina a danificar os reatores, mas sim dar a impressão de que a Ucrânia está a atacar”, garantiu Kiev.

“As Forças Armadas da Ucrânia não violam as normas do direito humanitário internacional. Estão a monitorizar e controlar a situação e estão prontas para agir em quaisquer condições. Nenhuma provocação do inimigo passará”, garantiu o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia.

Este sábado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou para a permanência de uma “ameaça séria” na central nuclear de Zaporizhia e indicou que a Rússia está “tecnicamente pronta” para provocar uma explosão naquelas instalações.

Segundo Kiev, as forças russas no local têm ordem de saída da central nuclear até 5 de julho. “Há uma ameaça séria. A Rússia está tecnicamente pronta para provocar uma explosão local na central nuclear, o que pode levar à libertação de substâncias perigosas”, afirmou Zelensky numa conferência de imprensa com jornalistas espanhóis no último fim de semana.

Ler Mais