Toyota ultrapassa Volkswagen e é agora a marca de carros mais vendida do mundo
A Toyota ultrapassou a Volkswagen no ano passado e tornou-se a marca de automóveis mais vendida do mundo. É a primeira vez que o grupo japonês conquista esta posição em cinco anos.
As vendas do grupo Toyota, que incluem as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors, para o ano de 2020 foram de 9,53 milhões de unidades, disse a empresa esta quinta-feira. Este valor é superior aos 9,31 milhões de unidades vendidos pela Volkswagen, anunciados no início deste mês.
2020 foi um ano difícil para os fabricantes de automóveis em geral. Embora a procura tenha recuperado marginalmente no final de 2020, a paragem de fábricas e de salas de exposição em toda a indústria, na primavera, foi suficiente para arrastar as vendas para baixo.
Foi também um ano de grandes mudanças, em que as quebras de receitas dos fabricantes foram largamente determinadas pelo nível de exposição às regiões mais atingidas pela pandemia.
Por exemplo, a Volkswagen tem uma forte presença na União Europeia, onde as vendas de automóveis caíram “sem precedentes” – 24% – para menos de 10 milhões de unidades em 2020, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
A Toyota, por outro lado, tem uma presença maior nos Estados Unidos, onde as vendas totais de automóveis no país caíram 15% em 2020. Já as vendas globais do fabricante japonês diminuíram 11%. E embora os EUA tenham mais mortes e casos de covid-19, não se têm assistido aos mesmos confinamentos e restrições do que na Europa.
“Naturalmente, o número de unidades vendidas foi inferior ao do ano anterior devido à propagação do novo coronavírus”, disse esta quinta-feira a porta-voz da Toyota, Chisato Yoshifuji, citada pela agência Bloomberg. “Mas porque a Toyota e os seus parceiros foram capazes de implementar medidas minuciosas para combater a propagação do vírus, pudemos continuar as nossas atividades empresariais e manter os declínios anuais ao nível em que se encontravam”, acrescentou.
Antes de 2020, a Volkswagen ultrapassou a Toyota em todos os anos, desde 2015. Mas os resultados das duas empresas no ano passado podem ser indicativos de uma tendência a longo prazo, segundo alguns analistas, que consideram que enquanto se espera que a Volkswagen ultrapasse temporariamente a Toyota novamente em 2021, prevê-se que a Toyota se antecipe todos os anos até 2025.