Tornado “com um quilómetro de largura” deixa rasto de destruição no centro dos EUA: meteorologistas emitem aviso raro de perigo

O estado americano do Oklahoma foi severamente atingido, esta segunda-feira, por tornados que causaram grandes danos: de acordo com a polícia de Bartlesville, o tornado tinha “um quilómetro de largura”.

A cidade de Barnsdall, com uma população de cerca de mil habitantes, foi particularmente fustigada, sendo a segunda vez no espaço de um mês que foi atingida por tornados. De acordo com o xerife do condado de Osage, Eddie Virden, terá morrido uma pessoa.

O Serviço Meteorológico Nacional descreveu uma “situação particularmente perigosa” para partes de Oklahoma, um aviso raro que só é emitido quando há risco de tornados violentos fortes e duradouros. De acordo com o Serviço Meteorológico, foi relatado que pelo menos 15 tornados atingiram o centro dos Estados Unidos, pelo menos sete dos quais atingiram Oklahoma.

O Serviço Meteorológico Nacional de Tulsa havia alertado esta segunda-feira para um “grande tornado com risco de vida” que se dirigia para Barnsdall: cerca de um terço da cidade foi atingida, danificando vários edifícios e fazendo com que várias pessoas fossem hospitalizadas. Um lar foi “atingido diretamente”, embora sem feridos – houve necessidade de evacuar os idosos devido a fugas de gás.

Vários alertas de tornado ainda estão em vigor em outras partes da região central dos EUA na manhã desta terça-feira, incluindo partes de Kansas, Arkansas, Missouri, Illinois e Iowa.

Recorde-se que há uma semana vários tornados mortais atingirem Oklahoma, deixando pelo menos quatro mortos e ferindo cerca de 100.

Ler Mais