Top 5 de soft skills a aprimonar para ser bem-sucedido no trabalho híbrido
O futuro do trabalho ainda é uma incógnita devido ao clima de incerteza gerado pela pandemia, com vários formatos a brotarem no mundo laboral. Contudo, é certo que as soluções de trabalho mais flexível vieram para ficar.
Brie Reynolds, gestor de desenvolvimento de carreira da FlexJobs, defendeu, numa entrevista ao ‘Make It’ da ‘CNBC’, que o número de postos de trabalho remotos e híbridos serão elevados no próximo ano. “Mas um grande desafio que os empregadores enfrentam é como manter as suas equipas ligadas, empenhadas e também oferecer oportunidades de crescimento na carreira”, comentou o especialista.
Um relatório conjunto da FlexJobs e da PAIRIN, uma plataforma de software de trabalho, elenca as cinco “competências transversais” mais importantes, ou competências interpessoais que se concentram na comunicação, liderança e trabalho de equipa.
A ‘CNBC’ acedeu ao documento e listou essas mesmas competências que os funcionários híbridos devem dominar e seguir no trabalho:
1- Apoio e solidariedade
Definição da PAIRIN: “A motivação para ajudar, proteger e dar aos outros em necessidades emocionais ou físicas”.
Como usar esta skill: “Verifique a sua agenda todas as manhãs e se tiver um dia leve, contacte os colegas com quem trabalha mais perto e ofereça-se para os ajudar”, sugere Reynolds.
2- Assertividade
Definição da PAIRIN: “Exprimir e interagir com ousadia, entusiasmo e confiança”.
Como usar esta habilidade: “Se um gestor procura ideias ou feedback durante uma reunião, levantar a mão, oferecer a sua opinião ou vocalizar apoio à ideia de um colega de trabalho”, é uma das ideias do especialista; “Mesmo quando não se tem algo novo para contribuir, pode-se dizer: ‘Gosto muito da ideia desta pessoa”, continua.
3- Conformidade
Definição da PAIRIN: “Manter a autodisciplina e concordar com o plano, regras, vontade ou direção de outrem”.
Como utilizar esta habilidade: “Escreva uma lista de tarefas ou desenvolva um método para acompanhar o trabalho que precisa de realizar todos os dias”, recomenda Reynolds.
“Mas também mostre ao seu gestor ou diga-lhe como se está a organizar para que eles possam ver que tem autodisciplina e pode ser responsável por satisfazer as expectativas do trabalho sem supervisão constante”, explica ainda o especialista.
4- Gestão de conflitos
Definição da PAIRIN: “A capacidade de negociar e resolver eficazmente os desentendimentos”.
Como usar esta habilidade: Reynolds defende que é importante reconhecer os erros cometidos: “(…) é melhor resolver problemas e oferecer soluções, do que chamar nomes e criar um conflito desnecessário”.
5- Gestão de relacionamentos
Definição da PAIRIN: “O impulso para se aproximar e permanecer leal a outra pessoa ou pessoas – para se ligar verdadeiramente e se envolver de forma agradável com elas”.
Como usar esta habilidade: “Comece uma reunião com uma pequena conversa do género ‘Como foi o seu fim-de-semana?’ ou ‘O que espera desta semana?”, sugere Reynolds.
“Deve também planear conversas de café de 20 minutos com colegas de trabalho para aprender mais sobre eles fora do trabalho (…)”, continua o especialista.