Tesla reata com a Bitcoin. “Criptoqueen” sobe 13%
Elon Musk anunciou este domingo, através do Twitter, que a Tesla vai voltar a aceitar a Bitcoin como forma de pagamento, assim que for demonstrado que há uma maior utilização de energias renováveis na mineração desta criptomoeda.
This is inaccurate. Tesla only sold ~10% of holdings to confirm BTC could be liquidated easily without moving market.
When there’s confirmation of reasonable (~50%) clean energy usage by miners with positive future trend, Tesla will resume allowing Bitcoin transactions.
— Elon Musk (@elonmusk) June 13, 2021
“Quando houver confirmação de que há uma tendência futura positiva da parte dos mineradores de Bitcoin para utilizar energia limpa, a Tesla volta a aceitar transações em Bitcoin”, afirmou o CEO no Twitter.
As declarações do “imperador de marte” foram uma reação direta aos comentários de Magda Wierzycka, CEO da sociedade sul-africana de ativos Sygnia, para quem os tweets de Musk são uma verdadeira “manipulação de mercado” do preço da Bitcoin, sugerindo até que “a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dos EUA deveria desencadear uma investigação sobre este assunto”.
“A Tesla vendeu cerca de 10% das suas participações em bitcoin para confirmar que o BTC poderia ser liquidado facilmente sem desequilibrar o mercado”, explicou o CEO da marca automóvel na rede social.
Durante o primeiro trimestre, a Tesla vendeu 261 milhões de euros em “ativos digitais”, o que ajudou a reduzir as perdas operacionais em 98 milhões de euros.
Em maio, Elon Muk revelou que a Tesla não aceitaria mais Bitcoin como moeda de troca por razões ecológicas, meses depois da marca automóvel ter adquirido quase mil milhões de euros nesta criptomoeda.
“Estamos preocupados com o rápido aumento da utilização de combustíveis fósseis para mineração e transações de Bitcoin, sobretudo no que toca ao carvão, que tem as piores emissões do qualquer combustível”, escreveu Musk na altura.
Depois desta notícia, a Bitcoin voltou a subir: 10% no domingo, chegando hoje a um aumento de 13% para os 32.100 euros, segundo a Coincap.